segunda-feira, outubro 17, 2005

9 - Este Mundo em que vivemos...


Olá, uma Boa semana para todos;

Como sempre o faço, sentado a esta secretária, procuro antes de iniciar o dia de trabalho, dar uma olhada pelos matutinos, apesar de cada vez me sentir mais preocupado com algumas notícias que leio e que chegam ao conhecimento de todos.
Escreve-se sobre a gripe das aves; sobre o aquecimento fora de controlo do Globo; sobre a subida dos Impostos, sobre o aumento do desemprego, sobre o preço do amor de determinada figura; sobre a invasão desenfreada de sexo na televisão, sei lá, tanta e tanta coisa para nos deixar ainda mais preocupados do que já é habitual no dia-a-dia.
Cada qual é como cada um e apesar de também eu me sentir apreensivo face a tanta notícia, há uma que me está a deixar perplexo, não pela notícia em si, mas pelo aparato de toda a informação e o tipo de informação.
Falo-Vos da Gripe das Aves. – O Mundo encontra-se flagelado por catástrofes e calamidades é verdade, aqui e ali há sempre quem sofra a bem sofrer a imprevisão dos momentos que vivemos.
No entanto e apesar de estar ciente de toda a situação que pode advir do Vírus H5N1 , pessoalmente penso que não é de bom tom falar-se já em cálculos de número de mortes, é extremamente assustador referenciar-se a possibilidade de acontecer entre 80 a 120 milhões de óbitos provocados directamente pelo vírus nos próximos anos.
Sei que é bom alertar as pessoas para as causas possíveis, mas não levará essa divulgação antecipada a que as pessoas possam agir de forma descontrolada e desenfreada em busca de condições, as quais possam provocar um descontrolo após a recepção de tais notícias ?
Divulgar sim, alertar, dar conhecimento de formas de precaução, haver uma preparação o mais adequada possível, estar ao lado da população e uma forma activa no conhecimento do avançar da situação e, depois, falar em possíveis consequências , mas de forma a não criar um mau estar que mais parece fazer parte de uma hecatombe.
-Afinal, está ou não Portugal na Rota das aves migratórias potenciais transmissores do vírus ?

Meus Amigos, é tudo por hoje, votos sinceros de um bom dia e uma óptima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário