quinta-feira, novembro 10, 2005

26 - Para quando o fim ?

Bom dia,
Há assuntos que me arrepiam, quer pela natureza dos mesmos, quer pelo sofrimento dos intervenientes. Como humano e Pai, entristece-me certos e determinados assuntos. Não basta já a falta de afecto com que muitas crianças vivem por esse Mundo fora, quanto mais serem e sentirem-se feridas para toda a Vida por outrém que mais não devia do que ser Seu semelhante e dar-lhe a mão...

Processo Casa Pia
V
olvidos 3 anos desde a detenção de um dos intervenientes no escândalo da Casa Pia, e principal arguido, é certo e sabido que não podendo ir além deste período a prisão preventiva, o mesmo acabará por ser colocado em Liberdade. È natural que façamos a nós próprios a pergunta, sobre o porquê da morosidade do processo de julgamento de modo a sabermos até onde nos leva o apuramento dos factos.
Decerto, não será por falta de tempo, pois com tanta notícia vinda a público sobre testemunhos demais evidentes, não se conseguir em tempo útil (leia-se, 3 anos) saber até onde vai a culpabilidade dos arguidos e qual o peso de cada um no processo. Bem, parece-me que isto vai acabar como tantos outros processos.
Como Pai, custa-me acompanhar o desenvolvimento da forma que ele quase todos os dias nos é dado a conhecer pela tv. Adolescentes que conseguem identificar cada pedaço de uma moradia que se encontra há muito fechada, relatando até como aconteceu esta ultima semana, numa visita feita a uma das casas referenciadas, as modificações levadas a cabo na mesma, mobiliários reconhecidos como não existentes na data dos abusos, chegando até ao ponto de dar pela falta de uma porta existente então e hoje desaparecida pelo retocar de uma parede, perante tanto facto para mim mais que evidente, só posso acreditar no relato desses mesmos jovens, que no silêncio que lhes vai na Alma, irão viver o resto das suas vidas com uma tormenta que eu jamais saberei a abrangência de tais actos, mas que eu admiro pela Sua coragem demonstrada.
São questões que só quem passa por elas saberá o quanto sofrimento isso lhe dá. Vejo isto como se um fantasma persiga essas crianças a toda a hora, de noite ou de dia, em assaltos de ódio até pela própria Vida, não lhes permitindo viver uma sem atropelos constantes de recordações negativas vividas.
Será que alguém vai ser condenado de forma a sentir na pele fortemente todos os danos psicológicos, morais e físicos a estas crianças ?
Nós, facilmente esquecemos as maleitas que vamos conhecendo, como se as coisas fossem de um só dia. E as crianças? Como ficam depois de tudo isto? Como prosseguirão a Sua Vida?
Que raio de pessoas somos nós, para muitas das vezes ficarmos impávidos e serenos, como se nada acontecesse, só nos remetendo para um juízo sério quando algo acontece a nós próprios ou aqueles que amamos mais, os nossos filhos ficam sujeitos a tais actos…
É demais evidente que as culpas existem, tanto mais quando um dos arguidos confessa, locais, momentos, passagens vividas então, apontando o dedo a este ou aquele “comparsa”, declarações de culpa muitas vezes batendo certas até, com o relato presencial de algumas crianças.
Torna-se inglório tanta vez, sentirmos a dor e nada podermos fazer, e pior ainda, muitas vezes termos conhecimento e não denunciarmos remetendo-nos a um silêncio, que mais tarde ou mais cedo se irá virar contra nós, por sabermos que podíamos ajudar e não o fizemos, só porque não aconteceu com nós próprios.
Ainda não há muito tempo, perto de mim, houve conhecimento de 3 irmãos terem sido violados pelo próprio pai, e após ouvido em tribunal, nada mais foi feito do que, ficar o progenitor )não sei se posso utilizar a palavra Pai), a aguardar julgamento em liberdade.
Quanto tempo será preciso mais, para que estes casos sejam tão céleres quanto o assunto exige. Vamos esperar para ver, e entretanto outros e outros casos vão surgindo, e tudo acaba por seguir um rumo não desejado, e que no fundo nos leva a transportar cá dentro do peito esta mágoa….

Um Bom dia para Todos
__________
General GW

Sem comentários:

Enviar um comentário