quarta-feira, novembro 30, 2005

40 - Su-do-ku

Pensando bem, também fui arrebatado por essa loucura do Su-do-ku, não como dependente, mas por curiosidade, e certo é que a brincadeira não é fácil, mais depressa resolvia o cubo-mágico, do que esta encruzilhada de algarismos em grupos de 9 , valha-me Deus, para o que me havia de dar, mas acreditem que é um bom exercício de cálculo e observação…

Su-do-ku
A
primeira impressão que tive foi que se tratava de mais uma invenção nipónico-chinesa pelo embaralhado do jogo em si (se lhe posso chamar jogo). Mais tarde verifiquei que apesar de ter a sua ascensão em estes países, a sua origem terá surgido nos Estados Unidos, quem diria, quando de facto estas brincadeiras surgem quase sempre na Ásia, talvez por tudo isto, a maioria tenha os olhos em bico, quiçá…
No entanto é-me dado a conhecer que a designação é também atribuída a uma característica mordidela de rato, cuja transmissibilidade, pode mesmo levar à morte em alguns animais, ocorrendo esta quase sempre muito rapidamente num período entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas clínicos.
Será que é mesmo assim ou eu terei entendido mal ?
Quanto ao tratamento e se isso é possível - O paciente deve ser atendido na unidade de saúde mais próxima, mantendo-o em isolamento, em quarto com pouca luminosidade, evitar ruídos, proibir visitas e somente permitir a entrada de pessoal da equipa de atendimento.
Como me apercebi e dizia atrás, o nome é japonês, mas as origens aparentemente não são. De acordo com um artigo do “Observer”, este fenómeno de popularidade e que é o "cubo mágico do século XXI" pode ter mesmo surgido em Nova York...
De qualquer maneira aqui fica a curiosidade, certo é que o Sudoku é mesmo um grande quebra-cabeças simples mas que está fazendo a delícia de todos jovens e menos jovens, tornando-se rapidamente num fenómeno levando à grande impressão de quadrículas mais simples , até a livros com mais de 200 passatempos do tipo. Bem, é facto consumado, mas mesmo assim ainda prefiro as letras aos números, para mim números, em especial prefiro os que definem os €uros, não acreditam? Pois podem crer que é verdade…
Por hoje é tudo, aproveitem e componham lá o quadro que aqui deixo, espero pela resposta eheheh
A ideia é preencher todos os quadrados, linhas e colunas com números de 1 a 9 sem repetir. Parece fácil, mas dá para criar desafios com vários graus de dificuldade.
Até 6ª feira e bom feriado
______________
Fiquem bem / GW

1 comentário:

  1. General, é óptimo... Dá para exercitar a mente... e um bom passatempo nestes dias menos quentes...:-)))

    ResponderEliminar