quarta-feira, setembro 27, 2006

112-A verdade da mentira

"" - Terás que te portar bem e não mentir! Voltas para casa e vais à Escola. - disse-lhe a Borboleta Mágica.Ao regressar a casa, Pinóquio foi recebido com muita alegria por Gepeto e passou a portar-se bem. Algum tempo depois, quando ia para a Escola, voltou a encontrar a Raposa, que o desafiou para a acompanhar à Ilha dos Jogos...""
Esta é parte da história de Pinóquio que tão bem se adapta a algumas pessoas... promessas, promessas que ficam por cumprir, pena é que não lhes cresça o nariz ! Mas a que propósito esta treta de conversa é para aqui chamada ?
A verdade da mentira....
Pois muito bem... Quantos de Vocês não se sentiram já enganados, ou mesmo estropiados por conversas de "amigo" que nos levam a embarcar, tão suave é a envolvência que nos transmitem quando nos querem dar a volta. É no trabalho, é como cidadão, é como amigo, quem não se viu já envolvido numa mentirinha. E, note-se , não estou a falar como receptor, mas também como emissor, ai, se o nariz crescesse tal como ao Pinóquio, tanta gente haveria que mais pareciam trazer uns ramos de árvore mal esgalhados pendurados no nariz.
Costuma dizer-se que na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira. lembro-me de ter reparado nesta frase da fábula "O Menino e o Lobo", que tanta vez contei aos meus filhos. recorda-se ? essa Fábula fala de um menino, guardador de ovelhas, que ganhou um apito para pedir ajuda , caso algum lobo atacasse seu rebanho. Mas o menino não se conteve, e todos os dias apitava só para assustar a criançada e rir das pessoas, pois, cada vez que ele apitava, todos corriam desesperados para ajudá-lo. Só que certo dia um lobo faminto atacou o rebanho e o menino apitou, apitou e ninguém apareceu para socorrê-lo. Todos achavam que era mais uma de suas brincadeiras... A verdade é que muitos de nós teve conhecimento desta história enquanto criança, mas por muito esforço que queiramos transmitir, parece que ela nada fez em nós e acabamos por nos comportar como esse mesmo menino. Hoje em dia , parece ser normal comemorar a todo o momento o dia das mentiras, esse, que está catalogado como sendo o 1º de Abril, agora passou a ser lembrado todo o dia, todo momento. Tudo isto para quê ? Para dizer que me sinto mal com tanta promessa não cumprida, tanta palavra dita por não dita.
Confesso que na parte que me toca, não por hoje, mas por algumas "mentirinhas" antigas, o meu nariz já daria um bom cabide, mas convenhamos que há mentiras e mentiras, há situações que provocam danos , muitas vezes irreversíveis até, outras que não passam de uma simples brincadeirinha, pelo prazer de rir...
Bem, no fundo , no fundo o meu desejo que cresça um grande nariz a certas pessoas que eu cá sei (ahahah , queriam que eu deixasse aqui os nomes ?? ) .
Bem, Vou ver se encontro por aí o Grilo Falante e pedir-lhe perdão pelo mal que lhe causei, e depois, hasta a la casita, para me encontrar com mestre Gepeto de quem eu tenho tantas saudades...
e nunca se esqueça "" É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo. ""
Abração a Todos,
GW

3 comentários:

  1. Para não venderem o Rivoli, no Porto - assina e divulga http://www.juntosnorivoli.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite

    è verdade quem nunca usou a mentira, mas mesmo as chamadas mentiras brancas ( que não magoam ninguem) ficam registadas, mesmo qua não façam mal a ninguem quem mentiu não esqueceu que o fez

    jinhos
    Sacerdotis@

    ResponderEliminar
  3. Mentira...A verdade não é absoluta...a minha verdade,pode ser para si...uma mentira...Não uso mentir,só mesmo no dia delas...por muito que doa...prefiro a verdade...a verdade dos outros...a minha verdade.Passei isso para os meus filhos...no entanto,tenho um mentiroso compulsivo,e um...a mais pura das verdades...mas convençam o mentiroso,que ele mente...a mentira dele,é também a sua verdade...irra..afinal..o que é verdade ou mentira?Seria um tema que daria pano para mangas...mas como estou numa de mangar e não de mentir,resta-me despedir do GW com uma bjoka,mwuah :)

    ResponderEliminar