quinta-feira, março 22, 2007

140-Coisas do lado de cá...


Tanta coisa tenho escrito por aqui, e nem sequer havia reparado que tão pouco escrevo sobre o que se passa deste lado de cá...
Há dias numa troca de e-mail , entre tantas dezenas recebidos, alguém se deu a conhecer, como , também ele "bloguista" e conhecedor através de entre-linhas da zona de onde eu vou digitando estas letras, na ânsia de com elas conseguir compor um texto que no mínimo se torne legível, salpicado aqui e ali, de coisas que procuro transmitir um pouco a todos vocês, coisas minhas que olho com "olhos-de-ver" e que de certa forma me vai ocupando parte deste "tanto" tempo livre.
É verdade, deparei-me num desses e-mails com alguém que aqui passou, em particular pelas Praias pertencentes ao território da vila de Pataias, e até de pormenores da localidade em si, situação que muito agradado me deixou, ainda mais pelo facto do leitor em questão, estar radicado na Austrália e aí fazer a leitura assídua deste Blog. Assim , numa troca de mensagens me foi solicitado para numa oportunidade tentar "desenhar" um Blog dedicado a esta zona e que possa de certa forma levar além-fronteiras algo deste pedacinho também ele, à beira mar plantado.
De imediato, me veio á ideia a situação da Lagoa :- razão fundamental porque sendo o ex-libris da vila, e tendo passado por maus momentos, após a seca dramática de 2004 e 2005, altura então em que a mesma podia ser atravessada no seu comprimento a pé, nesse período de seca dramático e desesperado que levou a morte de milhares de peixes, assim como ao desaparecimento de parte da fauna e flora, tão característicos da zona.
Hoje, a mesma rejuvenesceu, o (re)povoamento das espécies foi feito, e as suas águas estão num nível que há muitos anos não se via. Tenho pena, de certa forma que a limpeza efectuada em seu redor , tenha resultado no abate das imensas acácias envolventes na parte oeste, que tão boa sombra davam a quem ali se deslocava em pic-nics e assim disfrutava de bons momentos de lazer. É a lagoa de Pataias, um dos principais eixos migratórios de aves aquáticas existentes no país, a par do Rio Minho, Ria de Aveiro, Baixo Mondego e Estuário do Tejo, sendo tal pedaço, imprescindível para o repouso e abrigo das aves invernantes. A sua área é de cerca de 6 ha ( +/- 450 metros por 130 metros , incluindo os sapais) , o qual constitui o núcleo de um pequeno ecossistema. Sob o ponto de vista geológico, a Lagoa está envolvida por três formações diferentes que se situam no Cretácio, Neogénico e Moderno. Toda a margem é percorrida por caminhos de fácil acesso , encontrando-se hoje por precaução, vedada a veículos de todo o terreno, os quais contribuiram e contribuem para a sua degradação. Quem se recorda de anos anteriores, lembra concerteza que foi a lagoa, um cantinho de "amor", pois era o local predilecto dos namorados . E depois há toda uma falta de aproveitamento do lugar, que se houvesse uma responsabilidade, uma programação de actividade, tanto se podia ali fazer... recordo ser frequente ver na lagoa grupos de adolescentes em kayacks, que ali são levados por uma instituição de apoio á criança com dificuldades motoras, cujos monitores ali dão provas de uma actividade que tão bem podia ser ali contemplada.
Mas , como em todo o lado, nem tudo é belo, pois há sempre a mão humana a degradar, e os recipientes para o lixo e os bancos e mesas ali deixados pela Câmara não surtiram o efeito pretendido, ficando muitas vezes à mercê de "selvagens" cuja palavra respeito não fáz parte do seu vocabulário. A proibição da circulação de veículos nas suas margens, assim como a proibição da caça, permitiu o retorno dos patos que, agora, se podem reproduzir à vontade. Hoje, há centenas de aves de diversas espécies que dão á lagoa o encanto de outrora.
É sem dúvida um dos meus locais preferidos, tanto mais que disto sómente cerca de 400 metros da mesma, quanto a vocês , só posso fazer o convite, passem por cá um Domingo, comam umas febras pela manhã e bebam um branquinho no mercado semanal, depois dêm uma passeata a pé pela Lagoa, e mais tarde uma caminhada pelo percurso pedestre ao longo da estrada até á Praia das Paredes , que fica já ali à mão de ... passear

boa semana para todos/GW

1 comentário:

  1. Palavras são sempre palavras, o significado adapta-se a cada momento, tenham sido escritas há muito, ou tenham sido escritas hoje, só o facto de dizerem muito , vale por tudo o que é vivido e se intensamente tanto melhor.

    de Uma Amiga Desconhecida, mas não totalmente, sabes quem é, e eu sei quem és.

    Beijos doces

    ResponderEliminar