quinta-feira, março 20, 2008

191-Bons folares...

Ocasionalmente, deixo o meu "post" à 5ª feira, amanhã é 6ª feira Santa e da maneira que o tempo está, parece-me que o vou passar embrulhado nas mantas. Num dia normal, numa ocasião também normal, que culminaria numa reunião de amigos mais que normalíssíma, era a 6ª feira santa, isto em tempos que já lá vão, pretexto para um grupo de bons amigos ir até à maré, tradição aqui na zona, apanhar uns bons kilos de mexilhão. Hoje, a tradição já não é o que era, os amigos estão um tanto ou quanto "belhotes", a rapaziada mais nova, não está para aí virada, e o mais engraçado é que nem nas ditas tradições Pascais, eles se interessam, acomodando-se no aconchego do quarto, depois de uma ou outra noite passada ao som de musica numa batida estridente em qualquer discoteca, ou à mesa de qualquer bar de música ao vivo, onde ainda impera, apesar de tudo a "fumaça" pairando no ar, fazendo de ouvidos moucos a aplicação de uma lei ainda mal cumprida.
Não deixo de recordar algumas situações em desuso, tais como o acto de pedir o folar, e até mesmo o da visita pascal às casas, a primeira porque os mais novos quase não estarão para isso, esperando antes que sejam os padrinhos a levar até si o dito folar, folar este que se não for acompanhado por umas dezenas de euros, para eles, quase não tem significado, dando o afilhado preferência a uns "cobres" em detrimento do célebre folar (bolo) e das tradicionais amendoas.
bem, mas tudo isto seria muito mais interessante se não fosse perdido, mas se até as visitas pascais às casa já começam a diminuir, dizem, por falta de padres, como poderemos manter as tradições intactas ?
E pronto, aqui vos deixo estas palavras, o tempo apresenta-se cinzento, tal como eu, bem sizudo... mas uma coisa é certa, não é por mim que a tradição acaba, pois Folar haverá sempre, as amendoas também, e a malta, filhos, sobrinhos e afilhados, apesar de bem crescidos, terão no mínimo as suas amendoas, aguardando a sua visita...
A única coisa que não cumprirei , é a ida à maré, nisso, acreditem que a tradição já não é o que era, é que isso de dizerem que na idade somos como o vinho do Porto, para mim já não pega, pois até esse se não for bem rolhado e estimado, acabará por azedar e estragar... assim estou eu, que apesar de ser estimado , já deixo denotar por vezes um certo azedo eheheh.
Fiquem bem e façam-me o favor de serem felizes / GW

3 comentários:

  1. Folar?!! Amendoas?!! visitas Pascais?!!
    Apanhar Mexilhão?!!
    Qual kê?!!
    A Tradição já não é o q era !!
    A malta agora quer é outro "Mexilhão" rsrsrs
    E o que TU queres sei Eu !!!
    Aindia com uma réstia de "humor"
    Aqui vai este video....

    http://www.youtube.com/watch?v=mM215UEqi20

    pa TU ó seu Xato,Melga,Rezingão,Sizudo....
    Mas sempre aquele "Pao" :pp

    PASCOA FELIZ

    Sempre amiga
    MIUDA

    ResponderEliminar
  2. ahahah agoar fizeste-me soltar uma gargalhada.... pois, pois, "o que tu queres sei eu..." ahahah Mexilhão e logo agora que até para o Mexilhão é preciso licença, como pode um "homi" ter anseio por um BOM mexilhão pá.

    Beijokitas pa tu, e o desejo que tudo esteja bem.

    Por cá vamos andando, as preocupações do costume, mas procurando viver um dia de cada vez.
    __
    GW

    ResponderEliminar
  3. AI,ai, venho eu aqui desejar uma santa pascoa e deparo-me com isto :))a falar de mexilão nesta altura (brincando)
    Não conhecia esta tradição de comer mexilhão , agora o resto as amendoas , o folar , o dinheirito para os afilhados isso sim já faz parte :)
    a visita pascoal só tenho a dizer que foi preciso ir a Amarante para os meus filhos verem pela primeira vez como era, pois aqui no Porto poucas são as freguesias que o padre vai a casa das pessoas para benção da mesma:)
    uma santa pascoa na companhia dos familiares e amigos com saude paz e amor :) beijinhos para ai

    ResponderEliminar