sábado, junho 20, 2009

224 - Por essa serra acima...

PALAVRAS DA SEMANA:
O relato que me proponho deixar aqui esta semana, prende-se com actividades de lazer e bem-estar que quase sempre descuramos, e sem darmos a importância devida, colocamos de lado. Um destes dias aceitei um desafio, desafio esse que me colocou alguns entraves à sua aceitação, pois seria a 1ª vez desde 2006, que iria aceitar fazer uma caminhada acima do que era costume.
Um grupo de amigos da ex-empresa, , dirigiu um conviite aos possíveis interessados para fazer um percurso pedestre na serra de Aire e Candeeiros.Ora, como sempre gostei deste tipo de actividade, e depois de por razões físicas o haver interrompido, pensei cá para mim, aqui está uma boa oportunidade para tentar, ainda mais quando o mesmo é acompanhado por uma boa equipa de guias, não hesitei e aceitei o convite para mim e para minha Maria. Assim, seriam umas 8h da manhã, quando cerca de 50 amigos partiram rumo a Alcaria. Ali chegados e cumpridas as formalidades para com os guias, uns exercícios de aquecimento e "ála" que se fáz tarde.
O tempo apesar de muito encoberto encontrava-se muito abafado, adivinhava-se uma manhã extremamente quente. De mochila ás costas, e cajado na mão, qual turista de pé descalço, lá partimos á descoberta. Ao olharmos aquela serra imponente, algum desânimo se apoderou de nós, afinal, íamos ser postos à prova e aqueles 7 kms a percorrer em 3 horas, não se adivinhava fácil.
Quer entre o verde do arvoredo, e as pedras de formatos multiplos, entre apertados carreiros e caminhos batidos de pedra e terra, lá fomo palmilhando Km atrás de Km. Adorei, tanto mais pela camaradagem, o espírito de ajuda e a paciência de louvar do guia de rectaguarda que tanta vez se esforçou por acompanhar as mulheres que vinham em último lugar, entre elas, a minha, a contas com uma recuperação de uma recente operação a um joelho.
Paisagens que não esqueço, situações vividas ao rubro, o trepar de pedras, em caminhos sinusos, o viver a aventura , como há muito o não fazia. experiência para repetir, ficou-nos o bichinho pelas caminhadas, ainda mais com um grupo destes, é o máximo.No final, uma merenda bem recheada ali mesmo num dos muitos parques de merendas, e uma pausa, de descanso merecido, devolvia-nos a vontade de voltar a repetir tudo de novo.
Se gosta e valoriza o contacto com a natureza, não deixe de visitar o Parque Natural da Serra D´Aire e Candeeiros, e toda a zona envolvente, o trilho de pegadas de Dinossáurios, dando um saltinho às grutas de Mira de Aire, dos Alvados, e também às grutas da Moeda e de St.º António.
Se por outro lado tambeém como eu, gosta de andar a pé e tem na caminhada uma maneira de fazer exercício e de lazer, encontra nesta região, belissímos percursos pedestres organizados.Não conhece ? não sabe o que perde... por mim vou procurar incentivar o grupo a regressar brevemente, para o qual até já existe um nome eheheh " Solas de alparcata"...
e esta heiimmm !!!
DICA DA SEMANA:
- Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.
- Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na gaveta junto com o mesmo.
Boa semana a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário