terça-feira, março 27, 2007

141-Como um rio...


“O Amor Assemelha-se a um Rio” , esta frase lembra-me parte das palavras cantadas pelos Delfins há anos atrás, cuja passagem eu dedico a ti, sim a ti mesmo...
Ele, o rio, tal como o Amor, nasce de uma fonte por vezes pequenina; procura o seu leito tentando acomodar-se e correr livremente, se ele(s) encontra(m) algum obstáculo pelo caminho, vão em busca de uma passagem mais fácil, sempre serenos, sempre calmos, no entanto se o obstáculo teima em persistir, pode tornar-se revolto…
Á medida que desce a montanha (que pode ser da vida ), vai aumentando o seu caudal, alargando as suas margens, sentindo-se abraçado pela Terra, num abarcamento de plenitude e serenidade. Também assim é o amor em parte, ele corre caminhos por vezes fáceis, por vezes sinuosos, tal como a terra abraça o Rio, também o Amor sente necessidade de se sentir abraçado, tal como ás águas tocam suavemente as margens, assim , no Amor as carícias de um afecto demonstrado desenvolvem o mesmo efeito. Mas , nem sempre o sulcar das águas por entre vales e montanhas se torna fácil, aqui e ali, há impedimentos que os podem levar a mudar o seu rumo, mostrar-se mais viloento, esquecendo por vezes a serenidade de tão bela paisagem. Assim acontece também no Amor.
Após alguns Km percorridos nessa viagem mais ou menos serena, se encontram os afluentes, aos quais comparo a carícias expontãneas, que alimentam a Paixão entre duas pessoas, engrossando á medida que vão aumentando esse Amor, tal como o caudal desse mesmo Rio.
No entanto , quer num , quer noutro, á medida que percorrem esse caminho, se vão tornando mais fortes, mais audazes, um , sem respeitar a Terra que o envolve, outro sem olhar para o companheiro que tem, agindo muitas vezes por conta própria sem se lembrarem que não estão sós. Em tudo na vida , se enquadra esta situação, torna-se dificil por vezes olhar em volta e apercebermo-nos que há alguém que sofre, alguém que não pretende magoar, mas antes ser compreendido, fazer desse Rio uma calmia tão grande onde se possa espelhar o Céu por tão calmas essas águas se encontrarem, para isso, há que procurar o melhor caminho, tentar o melhor possível desviar dos obstáculos (da vida), se necessário contornar, mas sem ferir, encaminhar-se numa serenidade plena, até ao mar, e , aí se espraiar nessa imensidão que é o Oceano, tal como O Amor se deve deixar guiar até essa plenitude de Paixão e aí então, sem causar malefícios a outrém dar largas ao que lhe vai no leito, ou na Alma.
Poderá tudo isto ser difícil de assimilar, mas é concerteza bem demonstrativo da vivência de cada um de nós.
Um dia, se este meu Rio se encontrar mais calmo, talvez consiga para ele criar um leito sem obstáculos, sem poluição, sem tristeza, mas para isso preciso que a terra que o abraça se torne maleável e permissiva, sem perder a noção do que pode dar e receber, formatar as margens num desejo mútuo entre Terra e Rio, entre Tu e Eu…

Palavras deixadas um dia, algures na página do meu Amigo Mágico

GW

quinta-feira, março 22, 2007

140-Coisas do lado de cá...


Tanta coisa tenho escrito por aqui, e nem sequer havia reparado que tão pouco escrevo sobre o que se passa deste lado de cá...
Há dias numa troca de e-mail , entre tantas dezenas recebidos, alguém se deu a conhecer, como , também ele "bloguista" e conhecedor através de entre-linhas da zona de onde eu vou digitando estas letras, na ânsia de com elas conseguir compor um texto que no mínimo se torne legível, salpicado aqui e ali, de coisas que procuro transmitir um pouco a todos vocês, coisas minhas que olho com "olhos-de-ver" e que de certa forma me vai ocupando parte deste "tanto" tempo livre.
É verdade, deparei-me num desses e-mails com alguém que aqui passou, em particular pelas Praias pertencentes ao território da vila de Pataias, e até de pormenores da localidade em si, situação que muito agradado me deixou, ainda mais pelo facto do leitor em questão, estar radicado na Austrália e aí fazer a leitura assídua deste Blog. Assim , numa troca de mensagens me foi solicitado para numa oportunidade tentar "desenhar" um Blog dedicado a esta zona e que possa de certa forma levar além-fronteiras algo deste pedacinho também ele, à beira mar plantado.
De imediato, me veio á ideia a situação da Lagoa :- razão fundamental porque sendo o ex-libris da vila, e tendo passado por maus momentos, após a seca dramática de 2004 e 2005, altura então em que a mesma podia ser atravessada no seu comprimento a pé, nesse período de seca dramático e desesperado que levou a morte de milhares de peixes, assim como ao desaparecimento de parte da fauna e flora, tão característicos da zona.
Hoje, a mesma rejuvenesceu, o (re)povoamento das espécies foi feito, e as suas águas estão num nível que há muitos anos não se via. Tenho pena, de certa forma que a limpeza efectuada em seu redor , tenha resultado no abate das imensas acácias envolventes na parte oeste, que tão boa sombra davam a quem ali se deslocava em pic-nics e assim disfrutava de bons momentos de lazer. É a lagoa de Pataias, um dos principais eixos migratórios de aves aquáticas existentes no país, a par do Rio Minho, Ria de Aveiro, Baixo Mondego e Estuário do Tejo, sendo tal pedaço, imprescindível para o repouso e abrigo das aves invernantes. A sua área é de cerca de 6 ha ( +/- 450 metros por 130 metros , incluindo os sapais) , o qual constitui o núcleo de um pequeno ecossistema. Sob o ponto de vista geológico, a Lagoa está envolvida por três formações diferentes que se situam no Cretácio, Neogénico e Moderno. Toda a margem é percorrida por caminhos de fácil acesso , encontrando-se hoje por precaução, vedada a veículos de todo o terreno, os quais contribuiram e contribuem para a sua degradação. Quem se recorda de anos anteriores, lembra concerteza que foi a lagoa, um cantinho de "amor", pois era o local predilecto dos namorados . E depois há toda uma falta de aproveitamento do lugar, que se houvesse uma responsabilidade, uma programação de actividade, tanto se podia ali fazer... recordo ser frequente ver na lagoa grupos de adolescentes em kayacks, que ali são levados por uma instituição de apoio á criança com dificuldades motoras, cujos monitores ali dão provas de uma actividade que tão bem podia ser ali contemplada.
Mas , como em todo o lado, nem tudo é belo, pois há sempre a mão humana a degradar, e os recipientes para o lixo e os bancos e mesas ali deixados pela Câmara não surtiram o efeito pretendido, ficando muitas vezes à mercê de "selvagens" cuja palavra respeito não fáz parte do seu vocabulário. A proibição da circulação de veículos nas suas margens, assim como a proibição da caça, permitiu o retorno dos patos que, agora, se podem reproduzir à vontade. Hoje, há centenas de aves de diversas espécies que dão á lagoa o encanto de outrora.
É sem dúvida um dos meus locais preferidos, tanto mais que disto sómente cerca de 400 metros da mesma, quanto a vocês , só posso fazer o convite, passem por cá um Domingo, comam umas febras pela manhã e bebam um branquinho no mercado semanal, depois dêm uma passeata a pé pela Lagoa, e mais tarde uma caminhada pelo percurso pedestre ao longo da estrada até á Praia das Paredes , que fica já ali à mão de ... passear

boa semana para todos/GW

quinta-feira, março 15, 2007

139-encontros e desencontros

Um destes dias deu-me para remexer textos deixados aqui e ali e, recordo este escrito há uns anitos, que sempre me tocou, a vida, a nossa vida, é feita de encontros e desencontros. Quando alguém parte, quando alguém está longe é que reconhecemos o tão importante é a presença de determinadas pessoas em nossas Vidas.

Des(encontros na vida...)
Aqui me sento, frente a este monitor, que ao longo dos anos me tem feito companhia… Os anos, esses, foram passando, muitas das vezes sem dar sentido ao que me envolvia. Atravessar a estrada da vida, é uma etapa que de uma ou outra forma, se torna mais ou menos fácil, ou talvez não...
Julgamos muitas das vezes, ter tudo , ou quase tudo, no entanto só quando nos deparamos com algo que nos toca profundamente, olhamos em volta e notamos que, de facto alguns momentos não terão sido vividos como tínhamos direito, daquela forma que nos poderiam deixar mais felizes.
A família, os Amigos, a vida profissional, a saúde, e finalmente o Amor… Essa palavra que nos embala e quase sempre nos transporta a um sonho, sonho esse que por muito se pretenda ver realizado não está ao alcance de uma única pessoa.
Mas, o sonho pode ser mais do que isso, e a vivência leva parte dele a passara essa barreira que faz fronteira com a realidade.
Hoje, (2001), alguém muito especial, me está guiando a esse lado de lá… Alguém que me despertou sentimentos, que julgava em tempos de uma plenitude tamanha, mas… e há sempre um mas, a estrada da vida , não é uma auto-estrada, onde existem sentidos distintos, sem cruzamentos, em que cada um corre para um destino muitas vezes inatingível, quiçá, mesmo sem regresso.
Não percorrerei jamais essa estrada, paralela, a minha, comparo-a neste momento a um caminho, pode ser simples, de terra batida, onde ao meu lado existe uma outra, que aos poucos se foi aproximando e, me levou a uma encruzilhada , onde encontrei alguém que me deu a mão e me guiou pelo caminho que me resta desta vida.
Uma pessoa muito especial, sem dúvida, uma pessoa por quem este pequenito coração anseia, mas ao mesmo tempo grande para dar e receber.
Nomes ? Nomes para quê? Basta sabermos que existe alguém assim, que nos desperta para uma vida, a qual pensávamos em tempos nada necessitar. A felicidade que julgava existir, era quase nada, comparado com a que esse alguém me transmitiu.
Tu sabes…eu sei... Todo o Mundo usufruísse deste sentimento tão puro, e o Mundo seria muito melhor.
O seu toque, o seu sorriso, a sua alegria, o seu olhar, a sua sensibilidade, a sua sinceridade… enfim, todo o seu Amor, me deixa assim… Onde andava eu há 12 anos (1989) para não me ter cruzado com esse alguém ??

GW / 2001
palavras escritas há 6 anos , mas tão fortemente marcadas

quinta-feira, março 08, 2007

138-mais do que um Ser... Mulher


Por vezes dou comigo a pensar:- O porquê de datas especificas para (re)lembrar pessoas, situações, momentos, ocasiões, saúde, fome, alimentação e tantos outros. Há datas de comemoração que nos deviam ser lembradas todos os dias e cada dia ser dedicado constantemente , tal é o nosso alheamento a esses factos. Costuma dizer-se, Natal é sempre que o Homem quizer, e os outros como ficam, não será sempre o momemto de recordar e louvar o ser que é Mulher; Mãe; Companheira; Amiga; Profissional, pois é de facto desejo que esteja sempre presente em cada um de nós o forte significado que tem a palavra e acima de tudo o Ser Mulher, a todas elas a minha homenagem.

08 de Março - Dia Internacional da Mulher
Há motivos de sobra para a existência de uma data como o Dia Internacional da Mulher - 8 de Março.
O simples facto de poder dar a luz a um novo ser, que mora em seu ventre por nove meses, já é mérito suficiente para homenagens. Para elas, as mulheres, o Portal Unimeds disponibiliza diversas
matérias abordando exclusivamente a saúde feminina. Mas o Dia Internacional da Mulher, em sua história, traz na bagagem muita luta e persistência, nos levando ao início do século XX.
No ano de 1908 em Chicago, nos Estados Unidos, comemorou-se o "Dia da Mulher", que reuniu mil e quinhentas mulheres, basicamente de orientação socialista, reivindicando condições de trabalho e igualdade política. Afinal, naquele período, elas não podiam votar e trabalhavam cerca de 14 horas por dia em fábricas que não prezavam pela saúde dos empregados. Dois anos depois ocorreu uma longa greve de operários (80% eram mulheres), e mais de três mil estiveram reunidas no Carnegie Hall, em Nova Iorque, seguindo a mesma pauta de reivindicações feministas. Já na Europa, em 1913, foi realizada a Primeira Jornada Internacional das Trabalhadoras pelo Sufrágio Feminino, na Rússia, e o movimento ganhava força e repercussão internacional.
REVOLUÇÃO- Ano após ano, as mulheres europeias comemoravam o "Dia da Mulher" baseando seu discurso em torno da luta pelo direito ao voto, e a data escolhida variava. Mas na Rússia, em 1917 a 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano), já se considerava o "Dia Internacional das Mulheres" e neste ano, estavam programados actos, encontros e etc. No entanto, "ninguém imagináva que este ´dia das mulheres´ inauguraria a revolução", segundo Leon Trotski, ou seja, o movimento feminino foi estopim da Revolução Russa de 1917. Posteriormente, na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas em 1921, uma mulher búlgara sugeriu oficializar 8 de março como "Dia Internacional da Mulher Trabalhadora", em memória às camaradas russas. Essa versão é fruto de recentes pesquisas históricas, que apontam também para outra realidade a respeito da história sobre um incêndio trágico numa fábrica. Segundo o estudo, o famoso incêndio ocorreu numa indústria têxtil de Nova Iorque, a Triangle Schirwaist Company, em 1911 (em vez de 1857), nos últimos três andares de um prédio de 10 andares. O fogo se iniciou por causa dos materiais inflamáveis mal alocados. As portas da fábrica ficariam então, sempre trancadas, para impedir a interrupção do trabalho, por isso, quando os bombeiros chegaram, 147 das 500 que trabalhavam no local, já estavam mortas. A partir daí, nomeou-se a Comissão Investigadora de Fábricas de Nova Iorque, solicitada 50 anos antes. Décadas depois de tudo isso, em 1975, a ONU incluiu o dia 8 de março em seu calendário oficial de comemorações, e a partir de então a data foi sendo aceita pela maioria dos países.
(parte de pesquisa in Net)
um sincero obrigado a todas as mulheres em particular às mulheres da minha Vida


sábado, março 03, 2007

137-a Amizade...


Este é o conceito mais que Universal para definir Amizade , assim este sentimento é conforme se lé na Wikipédia, e passo a citar " um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo, estima e afeição. Amigos sentem-se bem na companhia uns dos outros e possuem um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses dos outros antes dos próprios interesses. Amigos possuem gostos similares ou não, que podem convergir. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor. Amigos são pessoas muito importantes na nossa vida, sendo irmãos ou mesmo tornando-se irmãos. Podemos contar, desabafar e confiar neles..."
Podia ficar por aqui a enumerar 1001 situações que nos transmitem esse sentimento, no entanto, por vezes há momentos que fazem disparar sensações e impulsos quiçá transmitidos por uma força externa a nós e, sem medirmos consequências acabamos por ferir , por maltratar , até desprezar muitas dessas atitudes que ao longo dos tempos, nos deram a sensação dessa Amizade lactente, de repente por razões que desconhecemos, sentimos que algo se desmorona à nossa volta e por muito que queiramos encontrar a razão, ela fica com quem tem um comportamento alterado nunca chegando ao nosso conhecimento simplesmente, porque "o outro" nem sequer nos quer ouvir, fazendo prevalecer a sua vontade para deitar por terra a Amizade construída em conjunto.
Há dias assim , e eu não sendo excepção à regra senti-me mal quando sem razão para tal me vi envolvido por uma troca de palavras demasiadamente azedas, levando a uma alteração de "tom de vóz" , numa agressividade que me doeu, como se de repente não nos conhecessemos e no momento virássemos inimigos.
Numa participação que tenho feito um pouco por todo o lado, dando a conhecer parte da vivência e do significado da auto-ajuda, procuro um pouco dentro do que é essencial , para um desenvolvimento da auto-ajuda, da auto-estima, da nossa presença perante outros, do nosso modo de viver e ultrapassar situações menos boas, dizia eu, para dar a conhecer um pouco de mim e da forma como ultrapassei esses momentos, me fundamento numa pequena oração, não de carácter "religioso" , mas mais direccionada para o meu "eu" interior e que diz ser importante apoiarmo-nos em 3 palavras :

- Serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar,
- Coragem para modificarmos o que é possível,
- Sabedoria para distinguirmos umas das outras...

Há muitas pessoas a colocarem em prática este ensinamento, também no que concerne à Amizade isto devia ser posto em prática, por vezes disparamos em todas as direcções, em particular quando algo não nos corre bem, e os primeiros a aparecer à nossa frente são os que levam por tabela, na maioria das vezes sem qualquer culpa. É pena que passamos cá para fora, sem saber o impacto que isso pode ter no desenrolar de uma Amizade , até então verdadeira, a qual com palavras não medidas podem levar a um despejar de palavras fúteis e recheadas de sem razão, só porque não nos inteirámos da verdade, do porquê, da razão...
Quando menos esperamos , acontece, e também aconteceu comigo, e também aconteceu com "ele" , o facto de não se estar disponível para saber a verdade dos factos, leva a cenas que , das duas uma, ou são inconscientes ao serem proferidas, ou existe mesmo intensão de magoar quem até então nos é querido.
Não conheço inimigos, nunca conheci , já conheci muitos adversários, pessoas que sabem colocar questões e aprofundar a veracidade de factos , agora que alguma vez as tenha sentido como inimigos , jamais...
Por norma , as pessoas quando sentem estar a perder algo, quer por uma mudança do próprio comportamento, ou simplesmente porque a razão não lhes assiste , geralmente tornam-se violentas, levados por uma febre de conseguir até mesmo pela força aquele que é o conceito da verdadeira Amizade, mas esse não se roga, não sai na lotaria, não se compra, não se clama ... esse se cimenta a cada dia que passa em comunhão, esse sim é o pilar fundamental que fortalecerá a Amizade.
É verdade que uma andorinha não fáz a primavera, pode quando muito tornar diferente o chilrear de uma orquestração em conjunto, mas decerto as restantes conseguirão com o tempo encontrar o "tom" deixado vago pela que decidiu nos abandonar.
Como disse, não conheço inimigos, nem estou aqui para me armar em gladiador por uma causa que a mim não diz respeito, e ir à luta pelo simples prazer de sangrar, não me coaduno com esse principio, nem nunca o farei, para mim os Amigos são muito mais importantes que isso...

Um abraço com Amizade e boa semana / GW