segunda-feira, dezembro 04, 2006

123-Uma no cravo, outra na ferradura...

"Portugal tem alguns dos vinhos mais apreciados do mundo e lidera também o ranking dos países que mais álcool consome. Se o primeiro facto nos enche de orgulho, o segundo nem tanto assim. É que bebido em excesso, o álcool pode ser fatal...Portugal é um país tradicionalmente produtor e exportador de bebidas alcoólicas, principalmente de vinho. Precisamente por isso, é um país com graves problemas ligados ao alcoolismo."
-----------------------------------------------------------------------
Francamente, há situações que se nos deparam a cada dia que passa e que não lembram ao diabo. Se por um lado se apela a um consumo moderado do alcoól, ou até mesmo em alguns casos a um evitar bebidas alcoólicas fora das refeições e mesmo assim com moderação, por outro lado , chegam-nos imagens , desta feita em reportagem trazida até nós este último domingo, em que foi demasiadamente demonstrativo o apego ao alcoól, chegando mesmo na apresentação da peça em questão, fazer-se quase como um chamariz à "bebedeira" , equiparando religiosamente e elevando à categoria de santa uma tal de Bebiana , que reza a lenda em determinadas localidades portuguesas chegou a ser comemorado o seu dia e dedicado às mulheres dadas à “pinga”. Parece irrisório que a lenda , a qual parece sem fundamento , mas mais uma criação do povo em algumas zonas, venha a ser notícia de destaque num Jornal da noite de um canal de tv , onde se declamam frases de motivação a tais actos. Não quero com isto dizer que a comemoração seja digna ou não, (muito sinceramente parece-me que não) . Há hábitos e costumes que devem ser preservados é certo, mas daí até se trazer para a informação pública o estado de "bebedeira" como comemoração de algo .... não me parece muito correcto.
Por outro lado, e segundo o conhecimento a padroeira encontrada para representar o acto, terá nascido em Roma, morrendo por volta do ano 363 e que se saiba sempre viveu à margem do Vinho, porque raio a tradição a torna padroeira dos bebedores.
Dizem-nos as estatísticas, ser Portugal o primeiro consumidor europeu de bebidas alcoólicas, e por duro que seja, com a agravante do consumo do vinho ter vindo a aumentar nos últimos anos, sabendo-se que o alcoolism0 continua a afectar, sobretudo, os homens com mais de 30 anos de idade, é cada vez maior e mais notório o número de mulheres e jovens com problemas de dependência ao alcoól.
É sabido ser o alcoolismo uma doença de carácter progressivo, incurável e quase sempre fatal , cujo controlo tem que passar por uma aceitação e sobretudo por uma mudança de atitudes, por a qualquer instante ser iminente uma situação de "derrocada" e de novo se cair no poço , do qual tanto custou a sair. São conhecidas situações degradantes em que o alcoólico é um bebedor excessivo, cuja dependência em relação ao álcool, é acompanhado de perturbações mentais, do mau estar da saúde física, da relação com os outros e do seu comportamento social e económico. Perante toda esta situação , que é uma realidade que parece não ter fim á vista, não parece de bom tom que haja uma divulgação pública destes festejos, onde a bebida pelo que foi dito correu quase "a cantaros" , a uma hora em que as audiências televisivas são das mais altas...
Ai estes senhores moderadores de textos e reportagens que passam pelos nossos meios de comunicação, por favor, não venham dar uma no cravo e outra na ferradura, quando é mais que sabido que o alcoolismo é uma doença incurável, de determinação fatal e progressiva até mesmo em períodos de abstinência.
Um forte abraço / GW

10 comentários:

  1. Muita dor de corno por ai anda por não terem uma santa como a nossa :)
    VIVA A SANTA CARAIS!!!

    ResponderEliminar
  2. Ó anormal, fica sabendo que Bebiana é mesmo uma santa e é santa dos bêbados e dos epilépticos, por isso não venhas cá a dizer “... e elevando à categoria de santa uma tal de Bebiana”. Se não sabes, é melhor ficares calado. VIVA A SANTA CARAIS!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel, não irei defender o GW até porque os comentários no Blog dele são livres, não me parece que o mesmo se dirigiu em ofensa à dita "Santa" , mas a forma como foi apresentada a peça e o relevo dado pela TVI que eu tb tive ocasião de ver. Acima de tudo não querendo tomar partido seja de quem for, acho o texto escrito pelo GW (que desconheço, mas leio) de uma utilidade pública, também o próprio concertza sabe quem é a "santa" e como apareceu a Lenda e não é por isso que será anormal, a não ser que o termo anormal seja aplicado por ser diferente de alguns outros, mas neste caso para melhor . Beber é uma coisa, saber beber é outra.

    ResponderEliminar
  4. Quando não se sabe, não se fala! Não é? Primeiro informa-te e vê bem a tua fonte de informação! Já te disseram que a suposta santa é mesmo Santa, mas eu digo-te outra vez, ela é a PADROEIRA dos BEBEDOS!!! Desde já ficas convidado para compareceres em Caria dia 2 de Dezembro de 2007, para assistires às comemorações da Santa Bebiana, está o convite feito ou será um desafio? depois de assistires, fica bem claro, depois e só depois, podes escrever sobre a Santa Bebiana, isto é, se tiveres capacidade para isso! Eu fico contente por ver que algumas tradições estão bem vivas na minha região. Será que podes dizer o mesmo? acho que não... Porque não criticares isso? Porque não criticas a decadência das tradições em Portugal em vez de as deitares abaixo??? Serás português? Diz a tradição que o português gosta de beber, em especial, voltando às lendas ou histórias,VINHO!!! Há um dia para tudo, porque não haver um dia para os bebedos? Não são gente? Não têm o mesmo direito? Já agora nunca bebeste? Tristeza... Enfim... Sem mais para te dizer, mas com muito para te chamar, despeço-me... VIVA A SANTA!!!

    ResponderEliminar
  5. Bem dito, os comentários são livres e agora quem não percebeu o texto foste tu "anónimo" pois o GW diz e passo a citar "equiparando religiosamente e elevando à categoria de santa uma tal de Bebiana". Pois bem, como eu disse e disse também o blue warrior, a dita cuja Bebiana é mesmo Santa! Se a igreja (os padres principalmente) não gosta dela, o problema já não é meu, mas uma coisa eu digo, quem está lá em cima gosta da nossa santinha de certeza pois chove sempre nos dias que antecedem à festa e nos dias seguintes, agora dia 2 de Dezembro à noite, temos sempre bom tempo para comer e beber até fartar e ainda por cima à borla! Da próxima vez o Sr. GW (que não conheço nem pretendo conhecer) que se informe antes de escrever baboseiras. Quanto à reportagem da TVI, fui eu mesmo que os convidei e eles aceitaram e devo dizer que não sei qual foi o relevo que eles deram à peça (relevos por parte da TVI só vi 2 e eram os da repórter que era bem jeitosa) pois eu não vi nenhum! Esta festa já foi divulgada noutros anos pela RTP e pela SIC e não vejo o motivo de tanta indignação com uma reportagem sobre uma tradição que queremos manter bem viva ao contrário de muitas outras que se perdem por este Portugal fora. Apoio a notícia da TVI e tenho pena que tenha sido a única televisão a aceitar o nosso convite. Seguindo a lógica do GW, quando fazem reportagens sobre o consumo de droga, estão a incentivar o seu consumo! Tenham juízo! Uma borracheira por dia dá saúde e alegria!!! VIVA A SANTA CARAIS!!!

    ResponderEliminar
  6. A festa de Sta. Bebiana em Caria é um testemunho etnográfico de festas báquicas pagãs e pelo menos, uma das tradições mais originais da região e do país.
    No dia da festa preparam-se as padiolas onde se colocam os santos vestidos com rou+pas de pano. Estas padiolas, são enfeitadas com garrafões, botelhas (adaptadas a cabaças para vinho), garrafas ou qualquer outro recipiente onde seja costume por o vinho.
    À noite a procissão sai à rua de dois locais distintos. De um lado São Martinho, do outro Sta. Bebiana, encontrando-se as duas no largo do cruzeiro. Esta procissão é acompanhada pelos mordomos, secretários, juizes, e pelos irmãos. Aqui fica uma pequena ideia da festa de Sta. Bebiana, quem não sabe não deve falar...
    Aceita o convite e depois fala no assunto.

    Esclarece-me so uma duvida: querias criticar as noticias da TVI ou a nossa tradição? se a ideia era criticar a TVI, podes faze-lo com variadissimas coisas e a mim não me chateia nada, mas parece-me de mau gosto servires-te de uma tradição com tantos anos como a nossa para esse fim.

    Achas que as tradições não devem continuar? tens alguma coisa contra elas? Da-me a ideia que precisas de sair mais vezes a rua...

    VIVA A SANTA!!!

    So mais uma coisa, se fores para a porta de uma discoteca irás encontrar mais figuras tristes, mais bebados do que na festa de Sta. Bebiana.

    ResponderEliminar
  7. CARAIS!!!! Este blog só pode ser de algum cromolandês, de certeza.
    Acho muito triste que não se apoie tradições portuguesas, e também digo, não são cromos como este que vão deitar abaixo uma festa como a Santa Bebiana.
    A festa da Santa Bebiana é uma festa com mais de 100 anos, e há-de continuar, esperemos, por mais outros 100. Por isso, GW, ESTÁ CALADO E CALA-TE.

    VIVA A SANTA!!!!!

    ResponderEliminar
  8. É pá, gostei , afinal há comentários... o anormal do GW (confesso que fiquei contente) estava farto de ser normal... O texto sobre a Stª Bebiana como é sábido situa-se entre a realidade e a não realidade, daí a sua história como tantas outros ser considerada uma "lenda" . Apesar da minha não concordância em alguns factos, defendo sim a tradição no seu modo puro, não à crítica de quem festeja ou festejou na peça transmitida, mais sim à relevância e orientação de quem a fez. Mal de nós se não houvesse opiniões contrárias e todos opinassem da emsma forma. É verdade que a Stª existe, é verdade que a forma de a comemorar é a que demonstraram, assim como também é verdade que as tradições fazem parte de um povo.
    Agora que eu seja anormal por dar uma opinião, muito bem até aplaudo, só demonstra que faço parte da maioria, porque o que há mais por aí são opiniões.
    Quanto à Stª Bebedana, claro, viva a Santa, mas muito sinceramente uma coisa é comemorar a mesma e o seu significado, outra coisa é defender "bebedeiras" como já aqui se demonstrou neste painel ahahah, apesar sei-o bem que algumas respostas vieram da mesma pessoa opinante.

    Viva a Santa pois então, mas não me batam mais por condenar pessoalmente uma situação de bebedeira/alcoolismo como uma ou outra pessoa defendeu...

    É assim, opiniões contrárias é que levam á discussão e é através desta que se corrigem muitos erros, se os há a corrigir.

    (já tenho as orelhas quentes, já sei que vou levar mais)

    ResponderEliminar
  9. Como é de se imaginar o alcoolismo não podia escapar dessa nova realidade. Na França, por exemplo, o alcoolismo feminino já alcança seus expressivos 25% e sua incidência foi multiplicada por cinco nos últimos vinte anos.

    :::Confira

    :: Malefícios à Saúde da Mulher

    :: Gravidez e Alcoolismo

    :: Consumo de álcool em mulheres: uma análise qualitativa

    :: Doenças do Fígado

    Num dos estudos mais completos sobre o tema foram acompanhadas 13 mil pessoas durante mais de 12 anos. Nele foi possível demonstrar:

    1. para todos os níveis de consumo alcoólico, as mulheres correm mais risco de desenvolver doenças hepáticas do que os homens;

    2. para os mesmos níveis de ingestão, o risco de cirrose nas mulheres é três vezes maior;

    3. mulheres que tomam de 28 a 41 drinques por semana (1 drinque = 1 copo de vinho = 1 lata de cerveja = 50 ml de bebida destilada) apresentam risco de cirrose 16 vezes maior do que o dos homens abstêmios.


    :: Doenças Cardiovasculares

    Mulheres que ingerem um drinque por dia apresentam menor probabilidade de morte por doença cardiovascular. Esse benefício também é válido para as mulheres diabéticas.

    No entanto, a análise dos dados de dezenas de milhares de mulheres acompanhadas no “Nurses’ Health Study” revelou que tomar dois ou três drinques diários aumenta o risco de surgir hipertensão arterial em 40% e a probabilidade de acontecer derrame cerebral hemorrágico. Nas mulheres que bebem mais do que três drinques por dia o risco de hipertensão arterial duplica.

    Mulheres que abusam de álcool desenvolvem também miocardiopatias mesmo usando doses mais baixas do que os homens.


    :: Câncer de Mama

    A meta-análise de seis estudos importantes mostrou que mulheres habituadas a ingerir de 2,5 a 5 drinques por dia, apresentam probabilidade 40% maior de desenvolver câncer de mama. Esse risco aumenta 9% para cada 10 gramas de álcool (cerca de 1 drinque) diárias.


    :: Osteoporose

    O efeito inibidor da remodelação óssea do álcool é fenômeno bem conhecido em ambos os sexos. Mulheres com menos de sessenta anos que tomam de dois a seis drinques por dia têm risco maior de fratura de colo de fêmur e de antebraço.


    :: Distúrbios Psiquiátricos

    Todos eles são mais prevalentes em mulheres que abusam de álcool do que em homens que o fazem e do que em mulheres abstêmias. A única patologia mais freqüente no alcoolismo masculino é a personalidade anti-social.

    A prevalência de depressão em mulheres que abusam de álcool é de 30% a 40%. Estudos demonstram que a maior parte dessas mulheres bebe como forma de se livrar dos sintomas associados a quadros de depressão primária.

    Anorexia e bulimia estão presentes em 15% a 32% das que abusam de álcool.
    Mulheres que abusam de álcool tentam o suicídio quatro vezes mais freqüentemente do que as abstêmias.


    :: Consequências Psico-Sociais

    Problemas familiares são mais comuns entre mulheres que abusam de álcool (entre os homens são os problemas legais e aqueles relacionados com o trabalho). O alcoolismo torna as mulheres mais sujeitas a agressões físicas. Mulheres que consomem quantidades exageradas de álcool geralmente vivem com parceiros que também abusam da bebida.



    :: Consequências para o feto

    A ingestão de álcool durante a gravidez pode provocar distúrbios fetais que vão do retardo de desenvolvimento à chamada síndrome alcoólica fetal, caracterizada por anormalidades físicas comportamentais e cognitivas. Consumo de álcool durante a gravidez é considerado a principal causa evitável dessas anormalidades na infância.

    O alcoolismo é uma doença
    Porque é que o alcoolismo é uma doença física? O alcoólico sofre de uma péssima alimentação e má nutrição; deficiência em vitaminas, dispepsia, hepatopatia, desidratação. Apresenta além disso sintomas nervosos diversos; tremuras, cefaleias, alteração da memória.

    Porque é que o alcoolismo é uma doença psíquica?

    Porque o alcoólico tem necessidade de álcool para aceitar a realidade;
    Porque tem tendência a fugir às responsabilidades;
    Sofre de angústia, é agressivo, resiste mal às frustrações e às tensões;
    Porque nele o nível de consciência, enquanto racionalidade tende a baixar, levando-o a uma conduta impulsiva.
    Porque é que o alcoolismo é uma doença social? É o aspecto mais aparente do alcoolismo:

    Negligência perante a família;
    Divórcios numerosos entre os alcoólicos;
    Frequentes perdas de emprego;
    Perdas dos velhos amigos que continuem sóbrios;
    Problemas financeiros... recurso às organizações sociais;
    Agressividade perante a sociedade;
    Dificuldade em colaborar numa obra comum.
    Porque é que o alcoolismo é uma doença moral?

    Porque o alcoólico esquece normalmente a sua vida espiritual;
    Porque não respeita as suas obrigações perante a família, os colegas de trabalho, a sociedade;
    Porque perde todo o senso moral.

    _Topo
    Tratamento
    Se o alcoólico é um doente, é necessário persuadi-lo de que a sua doença se pode tratar. Evitemos, portanto, considerá-lo como um viciado ou um fraco de espírito. As repreensões, o ridículo, os sermões, as atitudes protectoras, só fazem com que ele continue a beber. Há, sobretudo, que ajudá-lo a eliminar ou minimizar as causas que o levaram a encontrar lenitivo na bebida.

    O alcool não é mais do que uma droga socialmente aceite...por isso,os que criticaram o Senhor GW deveriam ler algo sobre o alcoolismo,assim perceberiam a indignação do mesmo,lamento a forma como foi GW criticado aqui,só poderei concluir,ser de alguém alcoolizado.
    Para si,GW,um forte abraço

    ResponderEliminar