terça-feira, dezembro 26, 2006

127-Dia Mundial pela Páz-1º Janeiro

Quando aplicamos ou queremos fundamentar a definição de Paz , aparece esta quase sempre definida como um estado em que reside em nós a tranquilidade, aliada a uma ausência de factores que nos possam provocar agitação e muitas vezes perturbações negativas.
A designação encontrada refere-se também à ausência de violência e/ou geurra.
É neste sentido, que se procura a paz entre as nações, em que dentro das mesmas há um objectivo assumido o qual é procurado a todo o momento ser colocado em prática por muitas organizações, fundamentalmente pela ONU .
______________________________________________
O passaporte para essa Páz entre as nações está em primeiro lugar no que concerne ao plano pessoal, pois, Páz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos aqueles sentimentos, onde há uma isenção de tudo o que é negativo. Se fizermos essa isenção contribuímos para que a Páz seja desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado comum uma frequente saudação em relação a quem cruza connosco no dia-a-dia , ou seja, quando cumprimentamos alguém, está presente em nossa intensão que essa mesma pessoa esteja bem, esteja em Páz , pois é este nosso desejo um objectivo de vida.
Este desejo de Páz terá obrigatoriamente de ser antes de mais uma realidade pessoal, para de facto a conseguirmos traspor para uma realidade social, que englobe todo e qualquer ser humano.
Este conceito de definição parte da Carta das Nações Unidas, onde se fundamenta que a Páz pessoal é a base para uma Páz Social e Política. Ela nos afirma: - " Se não queremos sucumbir todos numa guerra, teremos que aprender antes todos a viver em Páz... A defesa da Páz deve cultivar-se em primeiro lugar no interior de cada ser humano...".
Não esqueçamos que o valor da Páz está associado a outros valores do nosso mundo interior, começando pela apreciação que cada um deve ter pela própria vida, o respeito próprio mas também o respeito necessário pelos outros onde esteja presente a igualdade entre todos os seres humanos , em que toda a assimilação destes factores levará a um desejo natural em que consigamos alcançar a liberdade em pleno e assim desse modo podermos ser felizes.
Como tal , não podem estes nossos compromissos cair em saco roto, assim há que trabalhar cada vez mais para melhorar as condições elementares para que isso aconteça e podermos em conjunto beneficiar dessa Páz tão desejada.
Não esqueçamos que cada um de nós necessita de páz em nossas Vidas. Apesar de tanto sofrimento parece não ter o Homem ainda tomado consciência de que não é só num único dia de calendário que se celebra a Páz, ela deve sempre estar presente a cada momento. Fala-se muito sobre a a Páz necessária , mas no fundo não somos capázes de dar uma oportunidade conveniente para que ela aconteça de facto. Tem que começar em nós , se não existir Páz dentro de nós dificilmente a daremos a outrém. Ela está dentro de cada coração, esperando que a saibamos sentir e ao "conhecê-la" , ajudar outras pessoas a descobri-la também , pois quando as pessoas estiverem em Páz , quando esse sentimento for notado no interior de cada um , aí sim , o Mundo também estará em Páz.

Com um abraço amigo / GW

Sem comentários:

Enviar um comentário