sexta-feira, dezembro 23, 2005

52 - Saber escutar (Parte 3 de 3)

Como escutar melhor
Para aprimorar a habilidade de escutar dedique-se à prática de algumas regras muito simples e que dão excelente resultado:
Procure entender antes de interpretar ou criticar
O primeiro passo para escutar melhor é refrear a tendência de interpretar ou criticar uma mensagem, antes mesmo que ela tenha sido concluída ou perfeitamente entendida.Nas primeiras tentativas poderá parecer meio desanimador, porque ao prestar atenção em toda mensagem e tê-la entendido bem concluirá, às vezes, que o resultado foi muito semelhante ao que tinha suposto no primeiro momento e que o esforço talvez não tenha valido tanto a pena. Com o tempo, entretanto, verificará que em alguns casos você estava equivocado e que esses enganos poderiam trazer irreparáveis prejuízos a sua capacidade de julgar as situações.
Meça a sua compreensão
Pelo facto de termos, de maneira geral, uma audição passiva, quase sempre não nos preocupamos em saber quanto do que ouvimos efectivamente conseguimos lembrar.Um bom exercício para escutar melhor é procurar lembrar quais as informações que ouviu e quanto da mensagem conseguiu guardar. Com o tempo a quantidade de informações retidas passa a aumentar e naturalmente a habilidade de escutar também.Durante alguns dias procure fazer uma revisão das pessoas que falaram com você, o que pretendiam e de como se comportou ao ouvi-las.
Faça anotações
Um bom método para se concentrar nas informações que ouve é fazendo anotações dos tópicos que julgar mais importantes. É evidente que esse exercício deverá ser reservado para a participação em palestras, aulas e reuniões, pois, por incrível que possa parecer, já vi pessoas conversando em situações informais e fazendo anotações.
Saia um pouco de si mesmo
De maneira geral, ficamos tão preocupados connosco que acabamos nos esquecendo que as outras pessoas necessitam ser reconhecidas e consideradas. Por isso, para melhorar sua capacidade de escutar, procure aceitar as pessoas como elas são e não como você gostaria que fossem. Reconheça que existe a possibilidade de estar enganado em algumas opiniões e dê um voto de confiança para a maneira de pensar dos outros. Prepare-se para se empenhar nessa empreitada porque, com frequência, poderá ficar tentado a desistir e se voltar novamente para si mesmo.
foi e é "Permitida a reprodução desde que citada a fonte - www.polito.com.br"
_____________
Boas festas / GW

Sem comentários:

Enviar um comentário