sábado, junho 10, 2006

93 - Sobre as Drogas...

Há algum tempo que não me debruço sobre este assunto, sei também que o mesmo ainda não é acolhido tal tabu que se mantém, parece-me no entanto que as pessoas que me lêm estarão de mente mais aberta para estas situações de dependência, o que aliado ao facto de ter uma vivência em vários aspectos ligada a este mundo, acho por bem partilhar convosco algumas palavras sobre causa tão delicada, porque nunca é demais estarmos alerta...

Drogas e mitos
Continuam a existir as mais variadas ideias ligadas ao consumo de substâncias de dependência química as quais pretendem tornar legitimar esses consumos, tornando fácilmente justificado o acto de consumair tais substância no ponto de vista de quem consome. Vários são os argumentos que acabam por parecer justifucar e assim tornarem-se facilitadores que levam à prática de consumo. Como acompanhante de vários jovens , ligados a este mundo, são imensas as partilhas com que me tenho deparado, partilhas de ensinamento de um mundo que desconhecia quase completamente. Por isso, proponho abrrdar hoje algumas ideias pré-concebidas sobre este consumo que transportam mitos e permitem tornar e transformar práticas destrutivas, em práticas racionalizadas e aceites socialmente.
O Álcool, apesar de ser legal, é uma droga, uma vez que tem efeitos no Sistema nervoso central, o que provoca alterações de percepção, mobilidade, reflexos, concentração, capacidade de avaliação e raciocínio, provocando dependência física e psicológica. As quantidades ingeridas não moderadas, levam a essa diminuição das capacidades, não percebida pelo consumidor.
Outras tais, aquelas que nós entedemos como a droga em si, estas as verdadeiras causadoras de dependência química, tais como heroína, haxixe, pastilhas e outras, pelo que me apercebi nesta caminhada, quase sempre foram naquela 1ª vez conhecidas pelas saídas em grupo, saídas para puro divertimento, em que a capacidade de as pessoas se relaccionarem e o convívio estabelecido entre elas , leva muitas vezes a essa proximidade e a uma fase de experimentação. Há quem afirme , por exº que o haxixe não leva à depend~encia física, mas é verdade que factores individuais e quase sempre sociais, podem levarà uma necessidade de consumo compulsivo e por sua vez a uma dependência psicológica. No caso da heroína, a dependência ocorre sempre em qualquer situação, qualquer que seja o modo de consumo. Mesmo que digam que no princípio possa aliviar tensões internas e proporcionar bem.estar, a verdade é que esse consumo mais cedo ou mais tarde leva a estados tais de dependência e mal-estar que podem originar uma série de problemas de âmbito pessoal e social sem retorno enquanto não existir o momento de uma "aceitação" pela doença. Consome-se porque se tem problemas , o facto é que todas as pessoas têm problemas e a grande parte não é consumidora. Muitos dos que utilizam esta prática fazem-no, ao procurar nelas um efeito "mágico" que lhes proporciona lidar com a realidade sem problemas alguns, sem sofrimento até. Contudo, o consumo de drogas não alivia sofrimentos, acabando sim por perpetuá-los em suas Vidas.
Onde entra a força de vontade ? - A força de vontade e/ou a motivação é e será sempre uma condição indispensável para o início de um tratamento, como acontece em qualquer situação de doença. No entanto, não esqueçamos ser fundamental o acompanhamento técnico adequado para que a mudança seja duradoura e eficáz. Como já referi e todos devemos ter em mente, as drogas e a toxocodependencia são fenómenos complexos que têm por base razões diversas. de ordem individual, social, familiares e até emsmo ambientais.
Essa força de vontade tem que existir... Todos sabemos que ela existe, para tal, quer o adito, quer os familiares e amigos têm de saber aceitar que se encontram perante uma doença, em que é exigível uma mudança de atitudes, em que a cada momento deve fazer e pôr em prática um inventário das coisas boas e más, acima de tudo, dar as mãos. Pode parecer fácil, sei que o não é, mas também Vos digo, quem vive de perto estas situações, quem sente o desespero por nada poder fazer em momentos tão angustiantes, sbae que a Coragem , a Serenidade, a sabedoria são factores primordiais para levar por diante a caminhada da recuperação.
Por hoje , o desejo que tudo esteja bem
GW

Sem comentários:

Enviar um comentário