terça-feira, junho 30, 2009

225 - gestos inconscientes ? será ?


COMENTÁRIO DA SEMANA:
Bem, bem, bem... Ser pobre e educado, ser rico e malcriado...
Não basta "sermos" donos do mundo para que seja aceitável toda e qualquer atitude. De facto quando alguém diz aquilo que sou hoje, devo-o à minha mãe"de certeza não dirá respeito a atitudes do tipo das apresentadas nas imagens acima.
Costuma dizer-se que o dinheiro não é tudo na vida mas quase, e muito menos na pessoa do Ronaldo isso não deveria pesar no modo do seu(s) comportamento(s) tal são as respostas e gestos tantas vezes deitados para fora. Ora, e sendo eu um admirador do mesmo, muito me "machuca" que estes modos de ser e de se apresentar venham de quem vem e, depois, não necessitamos de usar gestos e figuras obscenas seja para o que for, só pratica estas "cenas" quem não é humilde, quem não se olha de igual para igual...
Só executa estes actos quem se está mesmo "marimbando" para os outros, e digo mais, ou melhor, escrevo mais, sendo o Ronaldo o ídolo de muitos dos nossos miúdos, fica francamente mal, mas muito mal mesmo, presenças marcadas por actos deste calibre. Infelizmente, por esse mundo além, existe quem pratique e faça uso frequente de atitudes menos dignas, que ferem, que machucam e que apetece mandar dar uma "curva" a quem as titula em circunstâncias mais variadas. Se as pessoas sentem pressão por serem perseguidas por fotógrafos, ou por pessoas da "avença" jornalística, nada melhor que ignorarmos, nada melhor que sermos educados, nada melhor que oferecermos o nosso silêncio.
Mas enfim, há pessoas que nascem com o dom de serem bons em qualquer uma profissão, e há outros que juntam ao ser bom, o estatuto criado para mandar uams tantas "bacoradas" salpicadas aqui e ali com gestos obscenos, onde impera a má-educação.
Diga lá menino, tudo o que é hoje e tudo o que sabe deve-o a quem ??? Não faças isso rapáz, lembra-te que há muita criança que vê em ti o exemplo do que querem. Agora, uma coisa é certa a má-educação não é tolerável e vindo de pessoas com um historial como o teu, carece de um melhor e maior respeito da tua parte para com aqueles que te veneram.

DICA DA SEMANA:
Para tirar lâmpadas quebradas ainda rosqueadas: -Encaixe uma batata no que restou da lâmpada e desrosqueie-a.
Para gavetas difíceis de puxar: -Esfregue uma vela onde corre a gaveta.
Boa semana / GW

sábado, junho 20, 2009

224 - Por essa serra acima...

PALAVRAS DA SEMANA:
O relato que me proponho deixar aqui esta semana, prende-se com actividades de lazer e bem-estar que quase sempre descuramos, e sem darmos a importância devida, colocamos de lado. Um destes dias aceitei um desafio, desafio esse que me colocou alguns entraves à sua aceitação, pois seria a 1ª vez desde 2006, que iria aceitar fazer uma caminhada acima do que era costume.
Um grupo de amigos da ex-empresa, , dirigiu um conviite aos possíveis interessados para fazer um percurso pedestre na serra de Aire e Candeeiros.Ora, como sempre gostei deste tipo de actividade, e depois de por razões físicas o haver interrompido, pensei cá para mim, aqui está uma boa oportunidade para tentar, ainda mais quando o mesmo é acompanhado por uma boa equipa de guias, não hesitei e aceitei o convite para mim e para minha Maria. Assim, seriam umas 8h da manhã, quando cerca de 50 amigos partiram rumo a Alcaria. Ali chegados e cumpridas as formalidades para com os guias, uns exercícios de aquecimento e "ála" que se fáz tarde.
O tempo apesar de muito encoberto encontrava-se muito abafado, adivinhava-se uma manhã extremamente quente. De mochila ás costas, e cajado na mão, qual turista de pé descalço, lá partimos á descoberta. Ao olharmos aquela serra imponente, algum desânimo se apoderou de nós, afinal, íamos ser postos à prova e aqueles 7 kms a percorrer em 3 horas, não se adivinhava fácil.
Quer entre o verde do arvoredo, e as pedras de formatos multiplos, entre apertados carreiros e caminhos batidos de pedra e terra, lá fomo palmilhando Km atrás de Km. Adorei, tanto mais pela camaradagem, o espírito de ajuda e a paciência de louvar do guia de rectaguarda que tanta vez se esforçou por acompanhar as mulheres que vinham em último lugar, entre elas, a minha, a contas com uma recuperação de uma recente operação a um joelho.
Paisagens que não esqueço, situações vividas ao rubro, o trepar de pedras, em caminhos sinusos, o viver a aventura , como há muito o não fazia. experiência para repetir, ficou-nos o bichinho pelas caminhadas, ainda mais com um grupo destes, é o máximo.No final, uma merenda bem recheada ali mesmo num dos muitos parques de merendas, e uma pausa, de descanso merecido, devolvia-nos a vontade de voltar a repetir tudo de novo.
Se gosta e valoriza o contacto com a natureza, não deixe de visitar o Parque Natural da Serra D´Aire e Candeeiros, e toda a zona envolvente, o trilho de pegadas de Dinossáurios, dando um saltinho às grutas de Mira de Aire, dos Alvados, e também às grutas da Moeda e de St.º António.
Se por outro lado tambeém como eu, gosta de andar a pé e tem na caminhada uma maneira de fazer exercício e de lazer, encontra nesta região, belissímos percursos pedestres organizados.Não conhece ? não sabe o que perde... por mim vou procurar incentivar o grupo a regressar brevemente, para o qual até já existe um nome eheheh " Solas de alparcata"...
e esta heiimmm !!!
DICA DA SEMANA:
- Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.
- Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na gaveta junto com o mesmo.
Boa semana a todos

domingo, junho 14, 2009

223 - tanto e... tão pouco

COMENTÁRIO DA SEMANA:
A cada abertura de um qualquer noticiário, a cada leitura de um qualquer jornal, a notícia está aí em letras bem gordas, mais gordas ainda se relacionadas com o momento, e esse, é sem dúvida os valores envolvidos na transferência do CR . Não me vou pôr a imaginar o quanto será, quedo-me simplesmente por um único número, formado por muitos algarismos, ao qual a minha quase insignificante esperteza me deixa sem palavras.
Não coloco em causa a categoria da pessoa naquela que é a sua actividade, não coloco em causa sequer a ideia de que o dinheiro é tudo na vida, mas, parece-me desumano que se proceda desta forma, como se mais nada existisse á nossa volta.
Será que estes profissionais renderiam menos se tirassem uns algarismos a estes negócios, contratos e vencimentos ? não me parece...
Podem fazer crer (e acredito que sim) haja retorno em mais valias, quer em produção de resultados, sucessos alcançados e direitos de exploração publicitária, mas é mais que muito, quando humildemente nos debruçamos sobre outros aspectos e vivências da nossa sociedade.
Recordo que há dias durante uma conversa sobre a necessidade de haver mais voluntariado em determinadas acções que assim o exigem, discutir-se que tanta vez não é a necessidade de voluntários, mas sim , o mais importante a falta de dinheiro para acudirmos aos que de uma ou outra forma, e que pelas mais variadas reazões se encontram desprotegidos, sem um lar, sem comida, sem apoio na saúde, só proque nos dedicamos mais ao esbanjamento demedido do que com quem nos é próximo.
Mentalidades, pensamentos que não passam por uma obrigação de entre-ajuda. Quantas crianças e por quanto tempo daria para alimentar e socorrer os valores agora envolvidos ??
Desde quando o mérito como pessoa, como profissional, como amigo, se avalia por uma fasquia tão demasiado alta que é quase impossível ser "perceptível" aos olhos do comum mortal...
É tão bom termos o nosso valor pelo que somos interiormente, mas ao invés disto, quase sempre o nosso valor é atribuído por uma qualquer etiqueta colocada em volta do nosso pescoço, quanto ao resto... que se lixem os outros, os pobres, os oprimidos, os doentes, os sem família e sem-abrigo. É este o pensar de muita gente que prolifera aqui e ali e que nunca sentiu na pele a mínima beliscadura...
DICA DA SEMANA:
- No seu frigorífico para descongelar rápidamente a geladeira, desligue na tomada ou no termostato. Numa das prateleiras, coloque uma vasilha de água quente, feche a porta e aguarde um pouco.
Uma boa semana para Vocês

domingo, junho 07, 2009

222-eu, tu, e os outros...

COMENTÁRIO DA SEMANA (1) :
Com tanto que se diz, e ouve, escreve e lê s obre as tão famigeradas fortunas criadas à margem da lei, não identificáveis à luz do país de origem, camufladas e muitas vezes num frenezim em busca das melhores offshores, a verdade é que o quanto deveria ser nosso e investido no no nosso país, é quase sempre esbanjado sem olhar a meios e a porquês fora deste pedaço á beira mar plantado.
Num diário da nossa praça, lê-se que as buscas desencadeadas sobre os bens de João Rendeiro do BPP detectam cerca de 50 milhões "apreendidos" em offshores, buscas essas que tinham como objectivo garantir a apreensão do património de ex-administradores do citado banco.
Mas, no meio disto tudo deixo a questão:- depois de tanto se ter escrito sobre esta situação desencadeada com o desenrolar dos acontecimentos, será que as mesmas buscas não deveriam ter sido feito há mais tempo e num sigilo absoluto, impedindo qua a dança dos registos de empresas que detêm os ditos bens, procurando mudar-se titulares, contas, empresas e bens, saltitando de offshore em offshore, permitindo quase sempre perder-se o rasto das mesmas ?
Há por aí alguém que me deixe mais esclarecido ? É que há coisas que acontecem de forma que me deixa um pouco iludido. Não é verdade que as notícias antecipadas sobre esta e outras questões que dependem de uma averiguação, fazem com que os intervenientes consigam formas de emendar parte do mal que fizeram, e quando se chega a uma conclusão, quase não existe já comprovativos de danos ... é.., é verdade, o burro sô eu né....

COMENTÁRIO DA SEMANA (2) :
Ò ai ó linda só a mim ninguém me leva, ao 2º lugar do apuramento para o Mundial... podia esta ser a letra entoada da nossa selecção. Verdade seja dita que a vitoria sofrida foi boa, o que nos leva a depender só de nós, mas caramba o jogo foi tão fraquito.
Apesar do seleccionador dizer que a exibição não conta muito, o que conta foi o empenho demonstrado e o acreditar... pois bem, também é verdade que até ao soar do apito final há jogo e o golo veio a calhar, mas óh seleccionador, será que neste tempo todo, ainda não tem uma outra noção de equipa ? Será assim tão natural numa fase destas fazer mexidas e entradas de novos elementos ? Vamos ver, vamos ver... somo um País de sofredores, mas sofrer sim quando o mérito é do adversário e, não sofrer por má orientação própria.

DICA DA SEMANA:
Para uma boa alimentação durante as férias, tome nota que a fruta, os legumes e o peixe, são três dos exemplos que deve ter em conta e previlegiar na sua "dieta" de verão.
É sabido que particularmente no tempo quente somos convidados a refeições leves e fresacs, acompanhados sobretudo por grelhados que nos permitam manter uma alimentação saudável.

tenham uma boa semana / GW