domingo, agosto 02, 2009

230-Esteja atento e... sereno

COMENTÁRIO DA SEMANA:
Largamente anunciado no 1º dia de agosto o nº de "possíveis" mortes nas estradas. Ora , sejam quais forem os "números", o trágico, por si só de um acidente é coisa que muitas vezes nos vem à ideia, mas que no momento em que conduzimos descuramos, pondo em 1º lugar o querer chegar "depressa" em detrimento do "chegar bem".
Qual um qualquer diário, ou tv , nos informa de resultados "mais" animadores em relação a anos anteriores, tem consciência da palavra "animadores" ? Para quem escreve essas palavras , não estará a usar um palavreado demasiado descabido perante os factos? Animador seria não ouvirmos sequer falar em acidentes. O que são esses resultados e o que representam para quem perde um familiar, um amigo?
Inicia-se o mês de Agosto, mês em que o movimento nas estradas aumenta substancialmente, mês em que aumentam também os acidentes. Não há dúvidas de que estamos perante um problema da nossa sociedade e que teimosamente nos propomos a actores desses horrendos filmes, desempenhando uma viagem sem regresso, por isso e diante de tal situação tão preocupante, repito, animador seria se não houvessem acidentes, e se esses vierem a acontecer , pelo menos não houvesse mortes e feridos graves.
Num outro destaque em um outro blog pode ler-se que: - "Ter secções de jornais exclusivamente dedicadas ao assunto, é algo que nos deve fazer pensar, na regularidade com que os mesmos acontecem.Utilizar a palavra "animador" será, no mínimo, um desrespeito pelas famílias daqueles que perderam a vida, qualquer que tinha sido a razão a levar a tal fatalismo."
Pelos vistos, nem toda a gente perdeu alguém e isso continua a acontecer apenas aos outros. Defendem-se abolição de radares, aumentos de limites de velocidade, melhores airbags, e carros mais resistentes, sem nunca por em causa a utilização excessiva que fazemos do automóvel. Substituir as páginas dos jornais que falam sobre acidentes, por assuntos mais "felizes" não está no nosso horizonte, e como de facto pouco há que nos anime, vamos dizendo como se apenas números se tratassem que este ano foi "mais animador".
Pensará você, que sendo um condutor exemplar nada por si acontecerá, a verdade é que nada disto acontece só aos outros, e se você se acha cuidadoso, lembre-se que há milhares e milhares de viaturas a circular por aí, e que em qualquer gesto não somos nós que contamos , mas que os outros também são gente como nós.
No ano de 2008, os dados apontam para um total de 776 mortos em acidentes de viação e perto de 44 mil feridos. E os outros ? aqueles que acabam por morrer dias, ou meses depois do acidente, mas por culpa deste. quantos dos que contabilizados como feridos graves, não mais regressarão a casa e ao convivio dos seus ?
Não basta nos benzermos ao sair de casa, mas também saírmos conscientes que estamos bem e em alerta, por nós, pelos nossos, e pelos outros... BOA VIAGEM
DICA DA SEMANA:
Para lavar as verduras: Deixe de molho durante 10 minutos em água com um pouco de sal e vinagre, assim os bichinhos e a sujeira subirão à superfície, facilitando a lavagem. (bem , se quizer carne no acompanhamento, deixe ficar os bichinhos eheheh)

Boa semana e boas férias / GW

1 comentário: