quinta-feira, junho 09, 2011

295-Alzheimer - Interessantíssimo

Mesmo que você ainda não esteja na idade de risco do Alzheimer, passe as informações para seus pais, tios, avós, amigos etc.
"A cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos."

----------------------------------------------------------------
Sobre o Alzheimer
(palavras de Roberto Goldkorn, psicólogo e escritor, em adaptação livre por mim)
Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no tecto. O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos por palhinha, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.
E o que fazer... para minimizar estes sintomas?
Como?
Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afectados pela idade e pela vida que vivemos.
Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai. (...) Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, sem ter de depender de medicação.
Eu não sossego enquanto não me lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.
Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades.
Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha? Hum... Preocupante) . Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando um bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.
Para contrariar essa tendência, tão preocupante que é a doença, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que façam as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

Tente fazer um teste:
- use o relógio de pulso no braço direito;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (na China há muitas pessoas que comungam desta prática);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes; (conheço tanta gente que só quer comer a mesma coisa)
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora ?


"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."
Khalil Gibran*


Bom fim de semana prolongado

Sem comentários:

Enviar um comentário