sábado, maio 30, 2009

221-renasci...

PALAVRAS DA SEMANA:
Bom dia amigos,
É verdade, sinto-me como diz o título renascido. Renascido porque depois de tudo o que passei estes três anos e meio, me posso considerar bem, apesar do atestado de invalidez me conceder 63%, na verdade, é como tivesse re-aprendido a viver.
É de tal modo a sensação que me possui, ao ponto de me sentir tão activo, como jamais pensei voltar, com orgulho de mim, sou um caso sério de positividade, parar é morrer, sempre ouvi dizer, e eu consegui não baixer os braços.
Hoje, ainda com todos os contratempos, e ainda a debater-me com um problema grave associado, que me tem feito tropeçar, estou para a luta, braços erguidos e cabeça ao alto, vivendo cada minuto com a força que me é possível, e mais houvesse meus amigos, mais houvesse.
Anos, meses, semanas, dias, horas... minuto a minuto consegui e consigo, viver o presente, viver o dia de hoje é o máximo, estar aqui, estar capáz, dizer sim à vida. Todos esses momentos foram de entrega, partilha, comunhão, desde a escrita a que me dediquei (um caso sério este livro, que não há meio de ter editor), o espírito de entre-ajuda partilhado com desfavorecidos, forma de fazer voluntariado que tanto me tem ajudado.
Hoje, sinto-me bem, embora afastado de alguns amigos é certo, com muitas saudades também, procurando neste refúgio, a cada dia, um regresso que não chega, mas que deixa gratas recordações...
Hoje, sinto-me bem, tão bem que resolvi voltar á Formação, para mais perto estar da azáfama de um grupo que me permita transmitir parte de mim, da minha vida, dos meus ensinamentos, mas acima de tudo permitir-me também a mim aprender com eles, porque, todo o momento é de aprendizagem. Com a força que (penso eu) me caracteriza voltei, sinto-me bem mesmo.
Procuro assim viver e bem, deixando para detrás das costas questões de AVC's ou INR's, mas sem os descurar. É assim que eu vejo esta retoma de vida, uma vida que um dia vi querer escapar-se entre os dedos...
DICA DA SEMANA:
- Para tirar cheiro de alho das mãos, esfregue pó de café usado nelas, lavando-as em seguida, sem esfregar uma mão na outra.
- Para remover manchas em tapetes, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano húmido e depois seque.
Uma boa semana para todos

sábado, maio 23, 2009

220-ai esta crise que nos sufoca...

COMENTÁRIO DA SEMANA
Andamos todos nós no nosso dia a dia , como que desorientados numa consternação constante em tornar as coisas mais simples e fáceis de ultrapassar, mas , por muito que nos digam que a crise do momento era mais que previsível e sem um modo imediato de evitar, é verdade que no dia de hoje, os problemas nos remetem para uma bem mais profunda maneira de ver que estamos , espero eu, a bater no fundo. De onde surgiu e como surgiu, esta que é sobejamente já conhecida como uma crise de humanidade ??
Falhou a mão do homem, falhou a responsabilidade dos governantes, falhou a justeza das instituições, falhou você e falhei eu. Há a consciência, e isso não se nega que se perdeu parte da confiança e se passou ao lado da verdade. Toda a economia deve ser fundamentada e alicerçada numa confiança mútua, parece , a olhos vistos , que até esta se serve do virtual para nos cegar e fazer acreditar em coisas e situações que estão longe da realidade.
Os bons procedimentos devem ter em conta acima de tudo a verdade e sempre serem feitos á luz de regras a serem observadas e cumpridas por todos os intervenientes.
Vive-se sobre a especulação e a mentira, quem poderá dar "o litro" , e contribuir para uma produção atractiva se aqueles a quem entregamos tudo, nos atacam por detrás, e o pouco que nos dão com uma mão, logo de seguida nos tiram com as duas...
Especula-se aqui e ali, manuseia-se a vida como um jogo a bel-prazer dos sempre mesmos ganhadores, sim, porque esses , são sempre os mesmos e nós, á mínima somos sufocados com intimidações de incumprimento, onde a razão, é levada pela justiça que temoisamente se coloca sempre contra o desfavorecido, os outros, esses, continuam imúnes, presentes sempre na ribalta da boa vida como se de nada fossem culpados.
Especula-se, joga-se, fabrica-se dinheiro, enchem-se os bolsos, chegando ao ponto de se colocar em último plano a nossa dignidade, como se "lixo" fossemos.
Os pobres, cada vez estão mais pobres, os ricos cada vez mais ricos e o fosso entre pobre e rico é cada vez maior.
Não é justo que um dos bancos apresente no 1º trimestre deste ano 108 milhões de lucro, á custa de quem necessita de ajuda, que se cobrem juros em cartões na ordem dos 30% , que se apliquem custos por tudo e por nada, que se "ofereçam" planos de saúde, a preço de ouro, descontando todos os meses valores nas nossas contas sem a nossa permissão, elaboradas habilmente em "benesses" que não funcionam para a maioria. Que me interessa ter direito (dizem eles) a cartão de saúde se na minha zona não há os médicos e assitência que facultam esses serviços, que me interessa ter direito a cheques "á borla" se hoje quase os não uso, que me interessa procurar as letras pequeninas dos contratos, se os mesmos são antecedidos de uma lavagem cerebral, fazendo lembrar as excursões que proliferam um pouco por toda a parte, onde a troco de uma viagem, tanta vez se entra em compras, numa jogada de milhares...
DICA DA SEMANA:
-Evite o aparecimento de insectos e de bolor nos grãos guardados por algum tempo. Coloque entre eles um dente de alho com casca.
-Para conservar o aroma do café, junte um pouco de açúcar no pó e guarde-o na geladeira, num pote bem fechado.
____________________
uma boa semana a todos

domingo, maio 17, 2009

219-e se mudássemos de assunto ...

COMENTÁRIO DA SEMANA:

Ao que tudo indica, a saga de politiquísses incomodamente incorrectas de um certo canal de TV e seus associados, é de tal modo constrangedor que sinceramente não percebo o porquê de tanta insistência, em detrimento de uma ocupação mais louvável, sobre assuntos de âmbito e interesse nacional, mas também e não só, de interesse social.
É vê-los aguerridamente desfolhar textos e imagens continuados(as), despejadas sem dó nem piedade e que , diga-se em abono da verdade me têm levado a mudar de canal, sim, porque, isto de não se gostar, já lá dizia a minha mãezinha, "olha filho, não gostas, não comas".
Fala-se em audiometrias e sucessos de audiência, fala-se em tudo emais alguma coisa se em proveito próprio, mas, no meu muito humilde raciocínio, basta uma discordância para colocar algo em contrário, e esse contrário também ser debatido, falado e divulgado publicamente, apresentando alternativas para os que não estão de acordo e não seguem essas ideologias de comunicação quase forçada.
Meus senhores, não é demasiado o tempo e emissões que se dedica a um único assunto ? Não é demasiado que se passem 3 horas consecutivas de telenovela ? não é triste que não haja oportunidade de "ter no ar" outro tipo de programação que alterne com a existente, para os que não apoiam o método em uso, tenham também eles oportunidade de ver um bom documentário, ou um bom filme, uma boa série a horas decentes ?
Bem, mais uma vez vou levar nas orelhas, mais uma vez me candidato a um retorno de palavras, mas valha-me Deus, se essas ao menos trouxessem algo de novo e me atendessem ao menos uma vez ou outra...
Mas não...!

DICA DA SEMANA: (para elas e para eles tb)

-Para retirar maus cheiros na casa-de-banho ou wc, acenda um fósforo (ou + que um) para queimar o mau cheiro, em vez de usar sprays químicos.
-Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.

sexta-feira, maio 08, 2009

218 - Acreditar em bruxas ? não sei...

Ora aqui me têm de novooo0.
Com que então julgavam que jámais me colocariam a vista em cima, isso queriam vocês, não pensem que deixo de ser chato de um momento para o outro, na, na, na...
Sou durinho de roer, àh pois, o que é que julgam, lá porque isto é só febrinha, (perdão, é também entremeada) , não é só aguçar o dentinho e záz...
Já dizia o "palrador" quem me comer a carne, também me há-de roer os ossos ... xxxiiii, mas onde é que eu já ouvi isto.
Bem, deixando-me desta lenga lenga, que já se vai fazendo tarde. É isso mesmo, agora mais calmito, apetece-me (talvez) regressar aqui, a esta secretária, onde tantas vezes despejei palavras que alguns apelidadram de sem nexo, mas, porque sou teimoso como o raio-que-o-parta , olhem, lá vão ter que me aturar mais um tempito, quem não quizer ou não gostar, tão simples, não entre, não pise a relva e se for demasiado para si, procure ir á bruxa, pode ser que haja uma mezinha que me faça afastar...
Por falar em bruxa(s) , muito sinceramente só acredito(ei) numa, e essa foi e é a BruxinhaMá, não por ser mázita, mas porque me transmite bem estar, confiança, serenidade, porque isto de ser Bruxinha também tem coisas boas , óh se tem...
-Mas a história e já que se trata de ir ou não à Bruxa, e acreditar na Bruxa como adivinha, lembro-me de uma conversa entre dois amigos, os quais dissertavam sobre a ideia de uma bruxa ou bruxo, adivinhar tudo, é que dizia um deles:
-Um dia fui à bruxa, cheguei lá bati à porta e de dentro ouve-se uma voz que diz:- és tu João, ao que ele responde, -sou memso... aqui está a essência da verdadeira bruxa ahahah adivinhou quem estava a porta...
-O outro conta-lhe. É pá outro dia, apesar de não acreditar em bruxas , procurei consultar uma, e o que me leva a desconfiar é o seguinte. Então eu dirijo-me tal como tu à porta, bato à porta, toco á campainha, faço 1001 tentativa e a bruxa do lado de dentro responde-me :- Quem é ? -Quem está aí.
Então eu desconfiado, disse cá para mim , e vim eu á bruxa quando ela nem sequer consegue adivinhar quem está à porta !!!

É assim, eu cá, bruxo não sou, e por mim, não acredito nelas, e já começo a desconfiar quando dizem " eu nunca as vi, mas que as há , há"

um abraço a todos