sexta-feira, julho 30, 2010

273-muito mais que um ACTOR...

Muito mais que um ACTOR...
«O humor é a minha grande arma. Se pudesse matava o bicho a rir». Mas infelizmente o bicho foi mais forte que o riso...
Foram estas as palavras com que me deparei hoje de manhã ao entrar na Net. De um modo muito particular, recordo a(s) célebre(s) conversa(s) da Treta. Por muito que reveja os momentos que conheci do António, a imagem direcciona-se para uma. A de um Homem muito para além de um grande ACTOR.
A sua força de viver, nestes últímos meses, traduziram-se numa batalha travada com um sorriso nos lábios, onde o humor continuava presente face à doença.
A esse grande HOMEM eu tiro o chapéu, pela força de viver que ele nos deu a conhecer. Bem hajas António.
-------------------------------

Esta semana, vários os assuntos me deixaram triste. Não posso deixar de referir os fogos que assolaram o país, um pouco por todo o lado, mas, particularmente o que foi sentido aqui pertinho.
Sem quê, nem para quê, num repente a mata irrompeu em chamas. Os pinhais vizinhos às matas nacionais, deram lugar a um imenso braseiro. tendo sido por instantes declarado um dos maiores incêndios da semana, com a ajuda de todos, particularmente ao esforço desenvolvido pelas equipas no terreno, com o apoio aéreo, conseguiu evitar-se o pior. Para tal contribuiu a facilidade em que os meios aéreos tiveram em recolher aa água da nossa Lagoa.
-------------------------------

De resto, pouco mais me apetece falar, motivos como a não atribuição de "arguidos" a mais intervenientes no freeport, assim como os adiamentos consecutivos para o desfecho da Casa Pia, levam-me a pouco acreditar . Por outro lado e este "positivo", congratulo-me que os Bancos principais da nossa praça, tenham saído vitoriosos da avaliação feita, confesso que os que melhores se posicionaram me surpreenderam pela positiva e ainda bem...
Esperem... depois de mais de uma ano me ter inscrito no facebock, finalmente resolvi activar o acesso esta semana e, vai daí, parti á procura de alguns Amigos, por isso, "busquem-me" aqui http://www.facebook.com/?ref=home
-------------------------------

Um abraço a todos e boa semana,
GW

quarta-feira, julho 21, 2010

272-a fuga do crude e outras coisas mais...

PELO MUNDO:- A FUGA DE CRUDE:
Ainda não solucionada a fuga que há tanto tempo, fáz jorrar milhões de litros de crude em pleno mar, e já indícios há de novos pontos de fuga. De tal forma são as razões para novo alarme que,
a administração de Obama solicitou informação à BP sobre um plano em curso para a reabertura do seu poço selado no Golfo do México, por existirem razões mais que suficientes para estarem a acontecer infiltrações de hidrocarbonetos no leito marítimo próximo da plataforma acidentada, não obstante exisitirem relatórios que apontam para que a suspensão da fuga do crude esteja a ser bem-sucedido.
De acordo com as notícias vindas a "lume", diz a BP que, as válvulas instaladas estão a cumprir a função, pois não há de momento, indícios de qualquer derrame proveniente do poço de petróleo do Golfo do México.
mas como sempre, apesar da contenção do derrame e dos prejuízos causados às populações, a própria BP já pensa rentabilizar quase sem perdas o crude derramado, num negócio com as "lamas" provenientes da limpeza da(s) mancha(s)...

EM PORTUGAL: -CRÉDITO MAL PARADO
Segundo as estatísticas divulgadas, o crédito malparado recorrente dos empréstimos às famílias em Portugal, aumentou 30 milhões de euros em Maio face a Abril, para os 3985 milhões de euros, devido essencialmente a um crescimento do crédito de cobrança duvidosa nos empréstimos para consumo.
Pese o facto de, estar mais dificultado o acesso ao crédito, a verdade porém é que se continua a oferecer cartões de créditos com valores previamente anexados e a chegarem por caixa do correio. Ora, numa dificuldade acrescida que resulta quase sempre em incumprimentos, qual a razão para sermos constantemente bombardeados com publicidade de créditos, fazendo as entidades questão de nos ofertarem a cada momento com toda a "lenga-lenga" possível e imaginária e dessa forma nos fazerem cair num engodo muito semelhante a conto do vigário, em que um mínimo descuido fazem os menos "observadores" a cair numa "esparrela" maliciosa... Assim é infelizmente, temos pena...

POR CÁ: - "REBOLANDO"
Cá por estas bandas, curte-se os parcos momentos de lazer sobre um calor abrasador, apoia-se no que se pode e sabe na lida da casa, dando uma mãozinha aqui e ali, vai-se escrevendo mais qualquer coisita junto o útil ao agradável.
Os que de mim estão perto, arregaçam as mangas , vivendo um dia de cada vez, o "velho" cá vai cantando e rindo, na certeza de que haverá algures sempre alguém lembrando-se de nós.
um abraço com amizade
GW

domingo, julho 11, 2010

271 - SCUT

COMENTÁRIO DA SEMANA:
Por cá, um dos assuntos que tem andado de boca em boca, é a atribuição do pagamento de portagens nas Scut (não esquecer que uma definição para Scut, pode advir da expressão «sem custo para o utilizador», ou seja, uma auto-estrada sem portagens ou em regime de portagens virtuais, cujos custos devem ser suportados pelo Estado Português).
Já em 2006 muito se falou e tentou colocar portagens nas vias Scut do Norte litoral, hoje em dia a mesma pretensão se coloca a todas as vias deste tipo, o que tem trazido sérios desaguizados nas discussões, não havendo acordo sobre tal aplicação.
Quanto a mim, e como utilizador pagador, não parece que seja por aí que vá "o gato ás filhoses", na verdade se as Scut existem tal como as auto-estradas, são para facilitar os acessos.
Estejam elas localizadas em zonas com segundas alternativas ou não, não deixa de ser uma realidade que as mesmas ajudam quem as utiliza, reduzindo o tempo de percurso, menos danos nas viaturas, mais facilidade na transposição de "fronteiras".
Julgo, serem essas razões plausíveis para que se consigam melhores condições de negócios e mais rentabilidades. Uma desloçação apesar de paga em portagens, reduz de certeza o tempo dispendido pelo homem, havendo aqui uma relação de custo benefício.
O que pessoalmente não concordo, é nos valores aplicados, o que equivale na grande maioria dos casos a um custo por Km, superior aos custos de combustível pelo mesmo Km, aí sim, deverão fazer uma revisão não só aos valores apresentados, mas também aos já existentes.
--------------------------------
Lá fora, temos a final do Mundial em futebol, onde Portugal poderia estar no lugar da Espanha, quem sabe, tivessem os responsáveis, feito antes o teste do polvo, e ele nos indicasse o melhor caminho a seguir, assim poderíamos evitar a deslocação e ter ficado por cá, não nos expondo a gastos desnecessários, aproveitanto em seu lugar o tempo e os dinheiros para um iniciar de uma preparação face ao próximo europeu, mas pronto, não fico insatisfeito de todo, afinal de contas, fomos eliminados por um dos finalistas e no meu acreditar, futuro campeão do Mundo, a Espanha.
Numa coisa não tenho dúvidas que fomos os melhores, nos ataques pessoais, no diz-que-disse, no descontrolo de quem "comanda" . A boa liderança fáz a boa equipa e isso não esteve presente, quer queiramos, quer não.
--------------------------------
Ao que vai andando por aqui, neste cantinho perto do mar, como costuma dizer-se " a oeste nada de novo". A cara-metade vai recuperando a muito custo, a filhota a gozar as merecidas férias, pós final de curso, e deitando contas à vida sobre a entrada na vida profissional, o rapaz bem calmeirão, dividindo o tempo entre o emprego e a passarada, já o "velho", continua rebolando sempre, ás voltas com um manual de formação sobre manutenção para a ex-empresa, e com novos projectos entre mãos, conforme a vida permite.
Hoje, é dia de festas cá na terra, daqui a pouquinho vou ver passar a procissão, os anjinhos e os andores, a filarmónica , vou beber um café d'avó e comer umas filhoses, que já oiço os foguetes lá no alto...
Fiquem bem e tenham uma boa semana
Um abraço amigo para todos,
GW

domingo, julho 04, 2010

270-gostava de ter visto...


Olá,
Para começar, agradeço a amabilidade e a preocupação de alguns amigos. Eu, estarei sempre bem. Ás vezes torna-se necessário que aconteça algo para que reconheçamos o qaunto gostam de nós, amabilidades de quem nos quer bem, que raramente sabemos dar o devido valor.
-Passei por aqui hoje, por breves instantes, só para postar umas simples palavras, e essas, vão recair como não poderia deixar de ser sobre o Mundial.
A debilitada formação em jogo, por parte da equipa Portuguesa (salvo algumas excepções, tais como, Eduardo ou Coentrão), dava desde o início "ares" de quem não deseja ir muito além, limitando-se a raras marcações de índole pessoal, tem aquela garra que caracterizou, por exemplo, o período do Scolari.
Pode, o seleccionador ter alguma razão para descontentamentos, os quais acaba por perder, ao tomar decisões que em nada abonam para melhores resultados.
Parece andar a selecção à deriva, no que diz respeito, a uma demonstração efectiva de procura em bons resultados.
É pena, de facto, que a equipa tenha saído nos oitavos de final, com um só golo sofrido, mas sabia-se que nese dia, um dos dois tinha que sair, e se houve momentos em que a equipa lusa, esteve perto, acabou por tudo estragar ao não se encontrar mais, após a primeira substituição.
Queiróz, diz que o jogador estava cansado, não parecia, Queiróz, diz que ele é que sabe quando existe o cansaço, nós, os outros , também sabemos pelo desenrolar do jogo.
Na verdade , são encrencas a mais, para uma passagem destes técnicos pela selecção, na verdade, ensinaram-me que a maior parte dos erros, e do mau desempenho, se deve à liderança, e ao trabalho, empenho e dedicação desses líderes, se essa acaba por quebrar, vai tudo atrás.
Agora, numa altura em que as melhores equipas, já saltaram fora, sabe bem dizer-se em termos de "desculpas esfarrapadas", afinal não fomos só nós.
E é assim, é deste modo e desta forma de pensar que nos vamos enganando a cada campeonato... Quanto a mim, gostava de ver Portugal ir mais além, claro que gostava, mas com campeonatos de 4 em 4 anos, vejo o tempo a fugir e essas oportunidades remotas...

Boa semana para todos,
GW