domingo, julho 11, 2010

271 - SCUT

COMENTÁRIO DA SEMANA:
Por cá, um dos assuntos que tem andado de boca em boca, é a atribuição do pagamento de portagens nas Scut (não esquecer que uma definição para Scut, pode advir da expressão «sem custo para o utilizador», ou seja, uma auto-estrada sem portagens ou em regime de portagens virtuais, cujos custos devem ser suportados pelo Estado Português).
Já em 2006 muito se falou e tentou colocar portagens nas vias Scut do Norte litoral, hoje em dia a mesma pretensão se coloca a todas as vias deste tipo, o que tem trazido sérios desaguizados nas discussões, não havendo acordo sobre tal aplicação.
Quanto a mim, e como utilizador pagador, não parece que seja por aí que vá "o gato ás filhoses", na verdade se as Scut existem tal como as auto-estradas, são para facilitar os acessos.
Estejam elas localizadas em zonas com segundas alternativas ou não, não deixa de ser uma realidade que as mesmas ajudam quem as utiliza, reduzindo o tempo de percurso, menos danos nas viaturas, mais facilidade na transposição de "fronteiras".
Julgo, serem essas razões plausíveis para que se consigam melhores condições de negócios e mais rentabilidades. Uma desloçação apesar de paga em portagens, reduz de certeza o tempo dispendido pelo homem, havendo aqui uma relação de custo benefício.
O que pessoalmente não concordo, é nos valores aplicados, o que equivale na grande maioria dos casos a um custo por Km, superior aos custos de combustível pelo mesmo Km, aí sim, deverão fazer uma revisão não só aos valores apresentados, mas também aos já existentes.
--------------------------------
Lá fora, temos a final do Mundial em futebol, onde Portugal poderia estar no lugar da Espanha, quem sabe, tivessem os responsáveis, feito antes o teste do polvo, e ele nos indicasse o melhor caminho a seguir, assim poderíamos evitar a deslocação e ter ficado por cá, não nos expondo a gastos desnecessários, aproveitanto em seu lugar o tempo e os dinheiros para um iniciar de uma preparação face ao próximo europeu, mas pronto, não fico insatisfeito de todo, afinal de contas, fomos eliminados por um dos finalistas e no meu acreditar, futuro campeão do Mundo, a Espanha.
Numa coisa não tenho dúvidas que fomos os melhores, nos ataques pessoais, no diz-que-disse, no descontrolo de quem "comanda" . A boa liderança fáz a boa equipa e isso não esteve presente, quer queiramos, quer não.
--------------------------------
Ao que vai andando por aqui, neste cantinho perto do mar, como costuma dizer-se " a oeste nada de novo". A cara-metade vai recuperando a muito custo, a filhota a gozar as merecidas férias, pós final de curso, e deitando contas à vida sobre a entrada na vida profissional, o rapaz bem calmeirão, dividindo o tempo entre o emprego e a passarada, já o "velho", continua rebolando sempre, ás voltas com um manual de formação sobre manutenção para a ex-empresa, e com novos projectos entre mãos, conforme a vida permite.
Hoje, é dia de festas cá na terra, daqui a pouquinho vou ver passar a procissão, os anjinhos e os andores, a filarmónica , vou beber um café d'avó e comer umas filhoses, que já oiço os foguetes lá no alto...
Fiquem bem e tenham uma boa semana
Um abraço amigo para todos,
GW

Sem comentários:

Enviar um comentário