quinta-feira, novembro 25, 2010

281-Os nºs (i)reais da greve

Bom dia,
Sabia, como cidadão, do impacto que a Greve teria, o descontentamento gerado está no limite, sendo a favor deste tipo de manifestação, prezo ainda mais do que isso a maneira como pessoalmente lido com a situação no momento.
No entanto há coisas que me deixam a pensar, e devemos ser reais tanto quanto possível, senão vejamos:
-As organizações sindicais apontam para nºs acima dos 3 milhões de trabalhadores aderentes à greve, o governo como é lógico, aponta com valores inferiores.
Na verdade, cerca desse nº indicado pelos sindicatos, é o total de trabalhadores no activo ( nem sei se no momento são tantos), a esse nº há que retirar mais de 1/2 milhão de pessoas no desemprego.
Calcula-se que cerca de 100 mil estão diariamente doentes, em baixa ou hospitalizados, e depois há outro factor importante, são milhares os trabalhadores por conta própria não contabilizados. Sinceramente por aqui, não houve o impacto que se apregoa, e notando-se um menor movimento, esse andou longe dos valores divulgados, cada um na sua...
Toda a gente viu nas TV´s milhares de viaturas em circulação, em trânsito entopido nas estradas do país, nomeadamente nos grandes centros, será que esses milhares de trabalhadores andavam em passeio ? não me parece, parece-me sim que iam para o trabalho, como muitos o fizeram de igual modo.
Enfim, nºs de polémica que só servem para lançar mais a confusão e o caos neste país em "degradação". Tenho consciência que basta atingirmos cerca de 60% de greve efectiva para o país quase não funcionar, e não foi isso que notei, se chegassemos aos 80 e tal % reais, já andava tudo á "pancada".
Lembremo-nos que na greve de 1988, ao que parece a taxa de activos era ligeiramente superior, e os sindicatos apontando para cerca de 84% de paralização à época, dava valores de 1,7 milhões de trabalhadores em greve...
Hoje com as mesmas pessoas dá 3 milhões ?? Porra para isto, então Portugal deve ter já cerca de 20 milhões de habitantes e não demos por isso, ou a empregabilidade subiu e muito...
Vamos reflectir sobre este assunto, assentes na realidade meus senhores...

1 comentário:

  1. Meu caro GW,
    de facto hoje já há correcções aos dados de ontem e referenciam cerca de 60%, mas em que ficamos ? brinca-se aos Cow-boys ?
    Não deixas de ter razão, muita coisa parou, mas a verdade é que o País não deixou de laborar. Eles (ambos, governo e sindicatos) acabarão por ter a verdade, mas essa nunca será divulgada, Uns porque não querem baixar as % apresentadas, outros porque não querem aceitar valores superiores aos que indicam.
    E, enquanto o pau vai e bem ... folgam os braços

    ResponderEliminar