domingo, novembro 18, 2007

173-Você aprende... (parte I )

Já algumas vezes ouvi alguém dizer :- "É pá, tu és burro que nem uma porta" . Confesso que ainda estou para descobrir a relação existente entre o burro e a porta, mas verdade seja dita, deduzo que essa afirmação pretende dizer a alguém que sabe pouco ou melhor ainda , que tem muita coisa a aprender.
É certo que ninguém sabe tudo e cada dia é dia de aprendizagem , depois, com o tempo você aprenderá a diferença, a subtil diferença e aí irá aprender que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significará segurança. Aprenderá também que simples beijos não são contratos de união, e que presentes não são promessas. Depois de aceitar parte destes factos, começará a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhar em frente, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Não se começa a contruir uma casa pelo telhado apesar de todas as novas tecnologias, você vai aprender a construir cada pedaço da sua vida no dia de hoje, no presente, porque o terreno em que procura construir o amanhã é incerto demais para todos os nossos planos, e o futuro tanta vez tem o costume de ruir a meio dos nossos sonhos, a meio desse amanhã, e tudo acabar por ser em vão.
Sabemos que o Sol queima se a ele estivermos expostos demasiado tempo, então, é porque a habituação nos leva a aprender. Lembro-e de uma frase que ficou presente em mim ; -
"Você aprende que não importa o quanto você se importa, algumas pessoas simplesmente não se importam. "
parece um trocadilho , mas não deixa de ter razão no sentido.
E acabará por aprender que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que se pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Mas também aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, é esta a sublime importância, não do que você tem na vida, mas sim , e sempre, quem você tem na vida.
É bom o sentimento que nos permiter escolher, mas desde que saibamos escolher. Aprendemos que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos também mudam, também aprendemos e devemos ter presente que as pessoas com quem nós mais nos importamos na vida são tiradas dessa nossa vida muito depressa, e em momentos para os quais não estamos preparados, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, com um sorriso, pois pode ser a última vez que as vemos.
Esse aprender diário , fáz-nos ver o quanto as circunstâncias e os ambientes que nos rodeiam nos influenciam e aceitar que nós somos responsáveis por nós mesmos. Aprender a não comparar com os outros , mas antes fazermos força por sermos o melhor que pudermos ser.
Acima de tudo descobrimos que se leva muito tempo para nos tornarmos na pessoa que queremos ser e que o tempo é tão curto.
No fundo devemos aprender e ter sempre presente que paciência para ultrapassarmos tudo isto requer muita prática, por isso é bom quando conseguimos com todo este aprender, descobrir muitas vezes que algumas pessoas que esperamos mais tarde nos venham a dar um pontapé no traseiro , são quase sempre das poucas que nos ajudam a levantar...
E Você ? já aprendeu alguma coisa hoje ? não ? ... Não diga que não, pois cada momento é de aprendizagem assim nós o queiramos...

5 comentários:

  1. Claro que aprendo...Olha, acima de tudo aprendi a gostar muito de mim, assim como aprendi a aceitar as pessoas tal e qual elas são e aprendi que ninguém é de ninguém :-)
    Paz e Amor paTodos
    e tenham um excelente Domingo

    Beijitos da sp Amiga
    Miuda

    ResponderEliminar
  2. Amigo, o que é o aprender ? o que é que nós tantas vezes não permitimos saber ?
    Aprender é saber ir além de... é o aproximar das pessoas em seus hábitos e costumes, é aceitar, é desvendar.
    Ninguém é cheio de sabedoria meu caro, por muito que queiramos dar a entender , nunca se sabe demais e o aprender é isso mesmo como eu escrevi atrás.
    "Aprender é ir mais além..."
    Bom dia

    Jordão

    ResponderEliminar
  3. Aprender é viver o dia a dia, com tudo o que ele nos dá de bom e mau, aceitando e respeitando, mas acima de tudo nunca pararmos de acreditarmos que também fazemos parte desse dia a dia.

    Bom post.

    Paula

    ResponderEliminar
  4. tentei fazer uma compilação dos textos do Blog para arquivo em dossier, mas os de 2005 não os consigo imprimir , porque será ?

    Os posts do seu Blog primam pela informação, pela passagem, pelo ensinamento, sejam textos próprios ou adaptações, torna-se sem dúvida um Blog a acompanhar no dia-a-dia e fazer a sua leitura.
    Sei que o autor não se envaidecerá, mas já o aconselhei na Faculdade.
    Bem Haja

    MTP (meninadastrançaspretas)

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo,o dia a dia e replecto de situaçoes onde aprendemos um pouquinho todos os dias,quando comecei a tkl,não precebia nada disto hoje ja sei um pouquinho mais mas não sei tudo,continuo a aprender.
    Em relação aos amigos sempre tento compreender,e responder a suas necessidades como eu espero que eles me compreendem sinto saudades sim daqueles amigos de infançia da escola primaria e daqueles que o decorrer do tempo vão passando pela nossa vida,e que para mim mesmo que muitas vezes não mostre sinto falta deles.
    mas como diz o ditado:
    so os verdadeiros amigos ficam no nosso coração e se eles ne esqueceram é porque não dizia muito.
    embora tkl pouco considero amigo espero que asim o seja para si :))
    obg por dar opturnidade de o ler
    e sim so ao o ler ja apredemos :)**

    ResponderEliminar