domingo, novembro 04, 2007

171-Felicidade existe !

Quem foi que disse que você precisa esperar alguma coisa ganhar muito dinheiro, encontrar o homem/mulher ideal, deixar que os filhos cresçam) para ser realmente Feliz !
A vida torna-se cada vez mais complexa, e tudo o que pudermos fazer em busca da nossa realização como pessoa será sempre uma mais-valia . Será sempre uma grande notícia se eu, você e todos os outros procurarem por alcançar a Felicidade. O optimismo é e será sempre uma dessas preciosas emoções que nos tornam capazes de ter prazer com a vida. Não aquele prazer fácil, que surge quando estamos apaixonados, sem dúvidas e com tudo em cima de nós. Estamos sim, falando do prazer com a vida nas piores condições: chuva na praia em dia de verão, um pneu furado, o atraso do autocarro, um dia cinzento no trabalho, o ombro amigo que não chega.
Se Você ao passar por situações como estas e mesmo assim consegue soltar um sorriso então é feliz e sabe controlar emoções negativas.
"Emoções nocivas/negativas põem tanto em risco nossa saúde física como por exemplo, nos levar a fumar um cigarro atrás do outro. Numa leitura que fiz algures escrevia um psicólogo no acreditar que o equilíbrio dos sentimentos pode e deve ser aprendido num processo que chama de alfabetização emocional, capaz de tornar as pessoas mais felizes consigo mesmas, mais habilitadas a manter relacionamentos e mais bem-sucedidas profissional e socialmente.
Você está disposto a tentar ser feliz ?
As três grandes lições são: expandir aptidões emocionais, controlar sentimentos negativos e estimular os positivos.

1ª LIÇÃO: EXPANDIR CINCO APTIDÕES EMOCIONAIS
a) - Autoconsciência: a incapacidade de observar nossos sentimentos nos deixa à mercê deles. As pessoas que se conhecem são melhores condutores de suas vidas e se sentem mais à vontade para tomar decisões, desde com quem casar até qual o emprego a aceitar.
b) - Capacidade de lidar com emoções: ter essa aptidão significa ser capaz de confortar-se, livrar-se da ansiedade, da tristeza e da irritabilidade. As pessoas fracas nesta aptidão vivem combatendo sentimentos de desespero, enquanto as fortes se recuperam rapidamente de revezes e de perturbações.
c) - Motivação: colocar as emoções a serviço de uma meta é essencial para a atenção, a automotivação e a criatividade. O autocontrole emocional sabe esperar pela satisfação e reprimir os impulsos que está por trás de nossas realizações. As pessoas com essa capacidade tendem a ser mais produtivas e eficazes.
d) - Capacidade de reconhecer emoções nos outros: a empatia é a aptidão pessoal mais importante nos relacionamentos e na vida social. Ela gera altruísmo. Pessoas empáticas estão mais sintonizadas com o que os outros precisam ou querem.
e) - Habilidade em administrar os relacionamentos: as pessoas que desenvolvem essa aptidão são melhor sucedidas não só nas relações pessoais como em profissões que dependem de interagir com os outros. Tornam-se estrelas sociais.

2ª LIÇÃO: TORNAR-SE AMIGO DOS SENTIMENTOS POSITIVOS
As pesquisas comprovam que sentimentos positivos não apenas tornam as pessoas mais felizes como têm o poder de curar e evitar doenças. No aprendizado do bem-estar, é preciso desenvolver atitudes como:
a) - Empatia: "Nunca perguntes por quem dobram os sinos; eles dobram por ti", escreveu o poeta americano John Donne. O que ele quis dizer é que nós, seres humanos, somos da mesma espécie; a dor do outro é a nossa dor. Sentir com e como o outro, envolvendo-se com as dores alheias, é um poderoso bálsamo para curar as nossas próprias feridas.
b) - Optimismo: o optimismo, é uma atitude que nos protege da apatia e da depressão. Em proposta de uma decepção amorosa ou à perda do emprego, os otimistas tendem a reagir activamente e com esperança, formulando um plano de acção e buscando ajuda. Em contraste, os pessimistas nada fazem, supondo que uma falha pessoal os perseguirá para sempre.
c) - Esperança: a esperança, no sentido técnico, é mais que uma visão ensolarada de que tudo vai dar certo. "Ela consiste em acreditar que se possui vontade e os meios para atingir as próprias metas, quaisquer que sejam" (in net). Da perspectiva da inteligência emocional, ter esperança quer dizer que não vamos cair em ansiedade arrasadora, ter atitudes derrotistas ou entrar em depressão diante dos revezes.
d) - Apoio emocional: é imensurável o valor médico do afecto sobre a saúde física e mental. "A sensação de que não se dispõe de ninguém para partilhar os problemas duplica as possibilidades de doença ou morte" (in net). Um artigo publicado numa revista americana mostrou que o isolamento é tão fatal quanto o fumo, a depressão, o colesterol alto, a obesidade e a falta de exercício físico.
Saber desabafar e estar pronto a ouvir o desabafo dos amigos são aptidões que precisam ser desenvolvidas por quem deseja trilhar o caminho do bem-estar.

3ª LIÇÃO: AFASTAR AS EMOÇÕES NEGATIVAS
Combater emoções negativas é um dos recursos fundamentais na aprendizagem do bem-estar. São três os passos a dar nessa luta:
a) - "Esfriar" a raiva: esta é uma sequência de pequenas coisa negativas que desencadeiam a violência. Interromper o processo antes que o cérebro nos leve a fazer o pior, parece ser o bálsamo mais eficiente. Uma volta de carro ou a pé, exercícios de relaxamento e inspirações profundas devem ser feitos. Em brigas de casais, recomenda-se que ambos os cônjuges peçam uma folga antes de retomar a discussão, sempre que a temperatura se eleve.
b) - Afastar a melancolia: se no luto , o período de recolhimento para "digerirmos" uma grande dor é útil à recuperação, já a melancolia e a depressão são estados que não trazem nenhum benefício. Uma de suas peculiaridades mais danosas , são os pensamentos obsessivos ligados ao que nos faz sofrer. Podemos ficar horas fixados no cansaço que sentimos, na pouca energia que temos ou na noite de insônia que nos espera. Duas estratégias são eficazes para não mergulhar passivamente na tristeza: contestar os pensamentos que nos levam a estar mal, questionando sua validade e substituindo-os por alternativas mais positivas, e programar acontecimentos agradáveis para se distrair. Ao programar distrações, escolha algo que desvie sua atenção do sofrimento: assistir a uma partida desportiva ou a um filme divertido, montar um quebra-cabeça. Os exercícios aeróbicos são altamente recomendados e até tarefas domésticas há muito adiadas, como a organização do guarda-roupa, podem ser preciosos antídotos para a tristeza. Sua função é dar a sensação de triunfo fácil.
c) - Ver as coisas de maneira diferente: É natural lamentar o fim de um relacionamento e remoer idéias de autopiedade, como a convicção de que "isso quer dizer que vou ficar sempre sozinho". Mas, essa atitude certamente só aumenta o desespero. Recuar e pensar nos aspectos em que a relação não era assim tão sensacional - ou seja, ver a perda sob uma luz mais positiva - pode ajudar bastante na recuperação.

PESSOAS FELIZES TÊM QUE SE SENTIR CAPAZES DE:
a) - Enfrentar seus medos -Pessoas felizes enfrentam aquilo que as faz ficarem ansiosas - falar em público, reclamar seus direitos como consumidor, enfrentar uma viagem de carro sozinha, pular de pára-quedas, deixar que a ansiedade siga o seu curso, com o tempo o medo do fracasso perde a intensidade.
b) - Não sofrer por muito tempo -"Uma pessoa feliz sabe que as coisas boas ou ruins não são eternas". Acreditando nisso, não se perde tempo remoendo mágoas antigas.
d) - Ter prazer com detalhes -Pessoas felizes dormem bem e acordam cantando, páram na rua para admirar a beleza de uma árvore e sempre pensam em um milhão de coisas que gostariam de fazer.
e) - Viver mais - O motivo é simples: elas são menos tensas, ansiosas e stressadas, e por isso têm menos problemas de saúde. Quem está de bem com a vida também bebe e fuma menos e evita correr riscos. Pessoas stressadas e angustiadas podem ter palpitações, pressão alta, dores de estômago e insónia. Pessoas que estão de bem tanto na área afectiva quanto na profissional, sofrem menos stresse e depressão".

NÂO ESQUEÇA: -"Todos os dias a vida faz mil convites para sermos felizes. Algumas pessoas aceitam esses convites e outras fecham a porta para eles".
(este texto é uma adaptação livre de vários temas relacionados e contidos "in Net")
Boa semana e aquele abraço de sempre / GW

5 comentários:

  1. Sou FELIZ :-)

    "...Nao existe a pessoa certa para Amar, existe sim as pessoas que nos fazem Felizes..." Hoje e sempre, sou Feliz...
    Tu sabes ser Amigo!!!

    http://br.youtube.com/watch?v=rsvVzAn_qlI

    Beijito da sp Amiga
    Miuda

    ResponderEliminar
  2. OLÁ,as vezes na vida,encontramos amigos especiais que tranforma a nossa vida simplesmente.
    li esta frase por ai e mermorizei pois é bem verdade.
    Numa certa altura da minha vida tive um pequeno contratempo,que me fez pensar muito na vida que levava,se era feliz ou não? E cheguei a uma conculsão:cada pessoa é feliz a sua maneira pode não ver o que a VIDA lhe dá mas de certo que somos gratos por aquilo que ELA nos oferece, cada vez mais vivo o meu dia a dia com mais intensidade,e quem sabe o que me aconteceu não foi um recado de DEUS para EU ver o quanto sou feliz por ser assim :)**fique bem na companhia da familia
    ps.deixo aqui um frase do PAULO COELHO : A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista.

    ResponderEliminar
  3. Nome para quê ?
    Dos Tristes não reza a história e identifico-me bastante com o texto.
    Se se conseguir colocar em prática esses factores , conseguimos na verdade ser Felizes. Eu sou, e fruto em grande parte de algumas das palavras que aqui deixa GW.

    Um sorriso para Vc

    ResponderEliminar
  4. Olá general como está você ?
    Há umas semanas que não passava aqui, como é hábito , vou deliciada com os textos do Blog que são de extrema importância.
    Kiss.for.you

    ResponderEliminar