segunda-feira, janeiro 07, 2008

180-devagar e bem...

Olá, Olá, bom dia a todos... Numa leitura que fiz um destes dias algures num trabalho exposto na Net, sem que o autor me condene quero deixar aqui alguns tópicos , adaptando algumas passagens, sobre as quais me proponho reflectir:
- Há um grande movimento na Europa, hoje, chamado "Slow Food". A Slow Food International Association - cujo símbolo é um caracol - tem sua base na Itália. O que este movimento apregoa é que as pessoas devem comer e beber devagar, saboreando os alimentos, "curtindo" seu preparo, no convívio com a família, com amigos, sem pressa e com qualidade. A idéia é a de se contrapor ao espírito do "Fast Food" e o que ele representa como estilo de vida.
A base de todo esse movimento está no modo de questionar a "pressa" e a "loucura" gerada pela globalização, pelo apelo à "quantidade do ter" em contraposição à qualidade de vida ou à "qualidade do ser". Segundo uma revista da especialidade, os trabalhadores que trabalham menos horas , são quase sempre mais produtivos que aqueles que trabalham mais horas. Na maioria dos casos onde se implementou um horário reduzido a produtividade aumentou e por isso muitas empresas instituíram semanas de menos horas e viram a sua produtividade crescer.
Assim e nesta "atitude sem-pressa" não significa fazer menos, nem haver menor produtividade. Significa, sim, fazer as coisas e trabalhar com mais qualidade e produtividade, com maior perfeição, atenção aos detalhes e com menos stress. As pessoas sentem-se mais apoiadas e gratas. Tudo isto significa retomar os valores da família, dos amigos, do tempo livre, do lazer, das pequenas comunidades, do local presente e concreto. Significa a retomada dos valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do quotidiano, da simplicidade de viver e conviver, e até da religião e da fé. Significa estarmos perante um ambiente de trabalho menos coercitivo, mais alegre, mais leve, e, portanto, mais produtivo, onde seres humanos felizes fazem com prazer o que sabem fazer de melhor.
Por alguma razão se diz por aí "Devagar se vai ao longe", ou ainda: "A pressa é inimiga da perfeição" . Talvez a maioria das empresas devam optar por pensar em programas sérios de "qualidade sem-pressa" de modo a aumentar a produtividade e qualidade de nossos produtos e serviços sem a necessária perda da "qualidade do ser".
Algumas pessoas vivem correndo atrás do tempo, mas parece que só o alcançam quando morrem de enfarte, ou algo assim. Para outros, o tempo demora a passar; ficam ansiosos com o futuro e se esquecem de viver o presente, que é o único tempo que existe...
Boa semana para todos / GW

4 comentários:

  1. Muito bem..como o "menino" é inteligente :-)fazer-Nos ler este texto para Nos transmitir que, cito: "... viver o presente, que é o único tempo que existe... "
    Deixa lá ver se é desta que Eu consigo....
    Obrigado Amigo...vou continuar sempre aqui para Te ler :-)

    Beijito da sp Amiga
    Miuda

    ResponderEliminar
  2. GW, a azáfama do dia a dia, torna as pessoas sem jeito , fazem da Vida uma empreitada parecendo querer sair dela o mais rapidamente possível, não é sem razão que mais vale perder um minuto na vida do que fazer as coisas á pressa e não tirarmos o proveito que seria desejado. Não no lema de trabalhar depressa e bem, mas antes, trabalhar para nos sentirmos bem...
    A.Thierry

    ResponderEliminar
  3. A presa é inimiga da prefeição.
    pois amigo ditado bem antigo mas que nos dias de hoje o conceito é quanto mais rapido melhor:)
    Andamos muna correria medonha nos tempo de hoje cada vez é mais dificil ter tempo para a familia,para os amigos etc,etc.
    Mas que fazer a propria viva limitamos a isso
    BJOS :)*

    ResponderEliminar
  4. era bom, não era !!!
    Talvez a maioria das empresas devam optar por pensar em programas sérios de "qualidade sem-pressa" de modo a aumentar a produtividade e qualidade de nossos produtos e serviços sem a necessária perda da "qualidade do ser".

    ai que bom seria se nos dessem essa oportunidade em vez de nos fazerem andar em correrias nos empregos,

    [[[ ]]] amigo

    ResponderEliminar