segunda-feira, outubro 12, 2009

237-Alerta, alerta, alerta....

ALERTA; ALERTA; ALERTA; ALERTA; ALERTA;
Recebi este e-mail e deixo aqui o ALERTA

De: investigacoesPSP@psp.pt 07/10/2009

Assunto: Convocatória Judicial
De: investigacoesPSP@psp.pt
Data: Qua, 07 Outubro 2009 14:59:33
Para: ####### (meu e-mail)

PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO N.º 363.234/2009

Assunto: CONVOCATÓRIA DE COMPARECIMENTO EM AUDIÊNCIA, relativa ao procedimento investigador em epígrafe, em relação a passada noite de 12 de Agosto de 2009 decorrido em crime publico, como poderá visualizar conforme despacho em anexo.

ANEXO: CONVOCA09-PSP

----------------------------------------------------

Como fiquei "espantado" com tal conteúdo de e-mal, decidi procurar o contacto da PSP através da Net para informar do sucedido, e verifiquei que a mesma PSP já tinha colocado na sua página um alerta e do qual faço aqui "copy past" e que diz o seguinte:

Aviso: E-mail fraudulento.
Chegando ao nosso conhecimento que decorre o envio de emails pretensamente enviados pela PSP para convocar o comparecimento em audiência, informa-se que a mensagem em causa e que a seguir se exibe, a que a PSP é completamente alheia, é falsa e constitui uma mensagem de “phishing”, devendo por isso ser eliminada.

"A PSP não convoca nem notifica cidadãos para comparência em audiências de julgamento ou diligências processuais de investigação via correio electrónico.
Aconselha-se os destinatários deste email fraudulento, a não abrir o ficheiro anexo que a mensagem propõe, sob pena de poderem danificar o seu sistema operativo e divulgarem dados pessoais, uma vez que se trata de uma mensagem de “phishing”.

A Polícia de Segurança Pública desencadeou os mecanismos de cooperação internacional em matéria penal.

Concomitantemente desenvolve, no plano interno, outras diligências da mesma índole.

DEIXO O ALERTA ... BOA SEMANA PARA TODOS/GW

4 comentários:

  1. este email eu recebi várias e várias vezes, mas contactei a PSP de Lisboa que nada sabem dizer a resposta foi sempre, não temos conhecimento, e com isto ficamos a pensar, o que se passa?

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Como pode ler no texto que deixei sobre isso, ao contactar a PSP sobre tal, reencaminharam-me para o alerta existente na Página Web da PSP, onde eles mantêm o alerta sovbre este tipo de e-mail.
    Também na Televisão já fez a PSP alocução a este tipo de e-mails, pelo que é estranho que alguma (?) polícia diga não ter conhecimento.
    Algo não vai bem neste Páis...
    ___
    GW

    ResponderEliminar
  3. Ora viva! Tá bom? Lá ganhei mais um seguidor ;-) Ainda bem q gostaste dos textos. Esta semana estive no Porto em trabalho e só hj consegui visitar os blogs amigos e actualizar os meus. Sabes, tb recebi esse mail e vi logo q era falso; a PSP nunca convoca ninguém p/ ir a tribunal e, mt menos por mail. Fica aki, p/ kem n sabe, q é sempre por carta registada. Eu sei, pq ainda este mês tive q ir a tribunal e em Agosto recebi a cartinha... Beijocas, bom fim-de-semana and HAPPY HALLOWEEN, BUUUUUUUU

    ResponderEliminar
  4. boa noite recebi esta semana duas vezes este email e como burra que sou fiquei tao chocada que abri mesmo o anexo mas felizmente nao aconteceu nada encaminhou me para uma pagina da google nao abriu penso eu , alguem me pode ajudar oq ue podera acontecer tendo em conta que o abri?

    ResponderEliminar