terça-feira, abril 11, 2006

78 - Cada casa , um Jardim...

Olá, como vão ?
Agora que o tempo parece ter melhorado e o Sol parece ter ficado nesta Primavera cujos raios de Sol já aquecem, obrigando-nos der quando em quando a procurar uma sombra refrescante, venho-Vos falar de Plantas, muitas delas de Primavera, mas sobretudo Plantas que além de tornar mais claro e alegre o nosso dia, também nos podem servir no aspecto medicinal. Claro que algumas coisas eu sei, mas admito que para isso, uma leitura atenta sobre a matéria me ajuda aqui e ali... É pena que não consiga aproveitar estes 1000m2 que tenho junto à casa, ( ... é só publicidade eheh) para haver uma maior beleza florida á minha volta , só que não basta colocá-las mas acima de tudo ter disponibilidade para as tratar...
Cada Casa , um Jardim...
Falando de algumas Plantas de índole medicinal: - Em muito lugar e praticamente em todos os Jardins existem muitas mais plantas medicinais do que nos parece à 1ª vista, pois tal chega a ser a variedade que aos nossos olhos passa despercebida . Concerteza sabe que muitas das que são usadas no apoio e confecção da comida, como por exº tomilho, salsa, entre tantas outras, apresentam também uma característica a qual bem aproveitada pode servir para através dessas características medicinais, ajudar-nos a ultrapassar meleitas sobre as quais não imaginamos ser possível. è natural que ao repararmos nessas Plantas não lhes dispensamos muito valor, quer pela falta de odor ou flor, e daí não se ter a noção apropriada sobre o que cada uma vale verdadeiramente se bem aproveitada. Depois, há também a possibilidade de comprar já em vaso ou em ramo, plantas e flores, que nos saltam fácilmente aos olhos pela sua beleza, então , pensamos nós, para quê dar valor a outras que nem cheiram bem, nem sequer saõ bonitas , e até bastante invulgares para dar cor e interesse ao conjunto que pretendemos formar.
Agora , repare só na lista de Plantas interessantes e no que elas podem fazer por nós: - Forme o seu próprio Jardim de começando por exº com a Camomila. Estas Plantas são muito requisitadas para serem utilizadas como chá, tornando-se numa deliciosa e calmante infusão, que para quem tem dificuldade em dormir, é uma boa opção para facilitar o adormecer e que alivia também a digestão.
Também muito nossa conhecida e que se vê em abundância em alguns lugares a Erva-cidreira: -As suas folhas podem como é do nosso conhecimento podem ser utilizadas para fazer um chá reconfortante e com forte incidência como antidepressivo. É uma planta de fácil proliferação, já que ela deixa cair abundantemente as suas sementes as quais se espalhando pode mesmo ficar incontrolável, tendo para isso que se precaver na sua desbastação caso a situação lhe ocorra.
Interessante flor ornamental para a execução de um canteiro , o Funcho: - Muito utilizadas as suas sementes sempre que surgem problemas digestivos através da sua aplicação como infusão.
Falamos agora do Alecrim: - Bastante utilizado para fazer óleos emulsionados a quente para a artrite. Devem as Plantas enquanto novas se no Inverno, ser protegidas com sacos para a sua manutenção.
Para finalizar o apontamento de hoje, temos o Tomilho: - Um dos melhores anti-sépticos de herbário, útil para o tratamento de infecções dos pulmões, como tónico digestivo e para bochechar, se existem infecções bocais.
Podem estas plantas se em vasos ser cultivadas dentro de casa , é normal em espaços e meios rurais ver estas plantas cuidadas dentro das casas.
Numa oportunidade seguinte , procurarei trazer á Vossa leitura mais alguns aspectos julgados relevantes sobre estas e outras espécies.
Um abraço a todos e boas leituras...

GW

Sem comentários:

Enviar um comentário