domingo, outubro 28, 2007

170-Será uma decisão ?

Será uma decisão ? e Você o que pensa do assunto ? Passei os olhos pausadamente por um texto inserido na net e acabei por reflectir fortemente sobre o mesmo, e que dizia mais ou menos isto:
Certa vez um jovem foi visitar um sábio e falou-lhe sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos por uma bela moça.
O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma coisa:
- Ame-a.
Disse o rapaz:
- Mas, ainda tenho dúvidas...
- Ame-a -, disse-lhe novamente o sábio.
E, diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, finalizou:
- Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação e entrega. É um verbo, e o fruto dessa ação é o amor. O amor é como um exercício de jardinagem. Por isso, arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. E esteja sempre preparado, porque haverá pragas, secas e excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja: aceite, valorize, respeite, dê afecto, ternura, admire e compreenda. Ou, simplesmente, e acima de tudo , ame.
------------------------------------
Apresenta este texto uma das mais estupendas e, ao mesmo tempo, desconhecidas revelações: O quanto nos é grato o amor. Tanta vez se confunde amor com sexo, com gostar, com querer bem, com paixão, e com outros que tais. Mas , tão simples quanto isto... Amor é Amor e ponto final. Tão simples, mas atenção o inverso pode não ser verdadeiro. Pode amar-se e em consequência disso , fazer fazer sexo; mas, pode fazer sexo sem amar, também. Por isso o sábio manda às favas as dúvidas do rapáz e diz-lhe simplesmente: Ame . E eu digo , saibam Amar e façam o que vos apetecer em comum acordo.
Diz algures nessa passagem que li :
-Quando alguém desposa alguém, normalmente promete "amar-lhe até que a morte os separe".
Se assim o é , então , ficamos perante um dilema se selamos um compromisso eterno - uma aliança, no falar bíblico -, que jamais poderá se desfazer, a não ser pela morte. Então, quando acontece o ir embora de casa porque "não te amo mais" ou porque "o amor acabou", não existe. Acontece então que houve, isso sim, um sentimento, não uma atitude. Houve um desejo de fazer, mas não foi feito. Houve uma promessa, não um acto. Alguém casou com outro alguém porque "gostava" dele, ou porque estava apaixonado, ou porque o outro era lindo, mas não porque o "amava". Porque amar nada tem a ver com gostar. ( dá para pensar , não !)
Na verdade, quando alguém promete amar outrem, promete esforçar-se por fazê-lo feliz, por alegrar-lhe, por causar-lhe doces surpresas. Não tem nada a ver com gostar, mas antes porque existe amor. Por exemplo e em relação a outro tipo de amor , aquele para com os filhos:- vamos ao cinema, passeio com eles, os acaricio, ou mesmo ando de bicicleta com eles, porque eles existem e são tudo para mim, e é por esse amor que tudo acontece ... Não faria isso se eles não existissem, pois não gosto de fazê-lo, muitas vezes porque gosto, mas antes de tudo por amor a eles eu o faço.
Posso não gostar do meu vizinho, de um cunhado, do cabelo da minha esposa, do piercing do sobrinho, mas devo amá-los com todas as minhas forças. Compartilhar nas tarefas da casa , ou alguém a trocar um pneu furado na berma da estrada, socorrer alguém quando está num momento menos bom, saber estar lá, naquele momento preciso e dar a mão . Posso acima de tudo não gostar do comportamento e da vida de alguém que me é próximo e dizer-lhe:- não gosto do que tu fazes , mas tenho um grande amor por ti , pois tudo o que fazes não me exime de "amá-lo" profundamente. ( e se isto bateu forte comigo numa fase das nossas vidas).
É assim , o rapaz da nossa história estava em dúvida quanto aos seus sentimentos: gosto, não gosto? Caso, não me caso? O sábio simplificou e foi direto ao assunto: ame-a! Esqueça se gosta ou não dela e despose-a, amando-a para sempre. Sirva-a, e depois colha os frutos do jardim que você semeou, regou e cuidou. Esqueça os seus sentimentos e despose-a por aquilo que você é , como uma pessoa capaz de amar -, e não por aquilo que ela pode lhe dar.
O amor é gratuito. Se não for, não é amor. Por isso dá sem nada esperar; planta, planta e planta, na esperança de um dia colher, e nada espera sem antes plantar.
E Você ? que tem a dizer sobre isto ?
Reflexão sobre um texto de Cezar Augusto Ribeiro, in Net)
------------
Boa semana /GW

6 comentários:

  1. A AMIZADE não precisa de "pregões" é verdade! No entanto devemos apregoar ao Mundo, o Amor que sentimos por os Amigos, para que os menos "dotados" de inteligencia, consigam entender que os Amigos também se Amam :-)


    Beijito da sp Amiga
    Miuda

    ResponderEliminar
  2. Conforme cada pessoa , assim existe também cada opinião diversa.
    Quanto a mim, esse "Amar" não passará só pelas pessoas enquanto pessoas, mas em tudo o que nos rodeia, Para mim, qualquer forma de Gostar já é amor, com maior ou menor importância , mas se amamos , então gostamos , se gostamos é porque algo nos diz o suficiente para nos sentirmos bem. Quanto ou ser ou não uma decisão. Claro que sim, claro que é sempre uma decisão tomada pela existência de algo que nos leva a libertar o nosso amor para com outro alguém.
    Mas Amar ! Amar é muito mais que isso,Ámar é tanto, tanto, tanto que na maior parte das vezes nem conseguimos quantificar.

    Um beijo para Ti GW e obrigado por seres quem és e pelo que nos transmites.

    Boa semana para Vocês

    Isabel Noronha

    ResponderEliminar
  3. dá que pensar não é amigo. É um texto que nos deixa baralhados, na verdade, está tudo lá do que deve ser esse "AMAR" , por em prática e viver, sentir, estar, aceitar dessa forma é que se torna confuso, mas não deixa de ter lógica QB .
    Será acima de tudo um DECISÂO que desejamos mais que certa .

    ************

    ResponderEliminar
  4. Pois meu amigo,que dizer de um texto assim da que pensar,mas eu penso assim hoje em dia as pessoas andam tão ocupadas em suas vidas que por vezes se esquecem de amar,amor ao proximo é o que diz a nossa religião,mas será que hoje em dia acontece.
    Em relação a amor de amigo é diferente de amor de mãe(pai)mas por exemplo se deixo de falar ou tkl com uma pessoa que por vezes men conheço fico a pensar que se tera passado e fico um pouco preeocupada em saber é porque sinto alguma coisa sera amor ou sera por gostar de tkl com essa pessoa são duas coisas diferentes.
    há pouco tempo andei a tirar um curso de socorrismo coisa que me fez sentir bem pois posso ajudar o proximo,sem ama-lo ou mesmo sem conheçer posso salvar a vida isso é amor.
    sei lá meu amigo que grande confunção vai aqui na minha cabeça so para responder a sua questão tão simples e complexa ao mesmo tempo.
    Mas deixo-lhe aqui uma pergunta quando teve o acidente e não podia postar sentiu falta de quê da amizades que as pessoas lhe sentiam (ou do amor)
    fique bem e mais uma vez o meu obg por o ler :)*
    ps.Por vezes para mim é um pouco dificil exprimir aquilo que sinto ou que quero dizer mas penso que respondia a sua questão.

    ResponderEliminar
  5. p@ulit@

    De facto, a questão do acidente me deixou bastante abalado, quer pela sua dimensão, mas sobretudo pela "sorte" . No entanto, acredite que tanta coisa eu vi passar em frente dos meus olhos naqueles momentos de angústia, a breve passagem desses momentos trouxeram-me *a lembrança o qto são importantes os nossos Amigos, conhecidos ou simplesmente virtuais, e a importância das suas palavras ditas naquele momento tão necessitado.
    Também estas atitudes são puros actos de Amor, sim, porque os Amigos tb se amam, naquela forma de Amar tão peculiar em que cada um sabe estar lá, no momento exacto e dar uma mão, um ombro, um carinho, um sorriso e, no fundo, tantas vezes sem receber nada em troca...
    É esta uma das melhores e mais puras formas de amar...

    GW

    ResponderEliminar
  6. Sim tem raz�o,e pe�o desculpa se o fiz relembrar o que lhe aconte�eu.
    mas como lhe disse em cima por vezes � um pouco difi�il exprimir aquilo que sinto,mas se vir alguem a presicar da minha m�o,do meu ombro,pode crer que serei a primeira a dar essa m�o esse ombro e muitas vezes sem falar so com um sorriso e uma aten�o de ver o proximo feliz fique sempre bem :)*

    ResponderEliminar