segunda-feira, outubro 10, 2005

5 - Esta lagoa que Adoro


Esta lagoa que Adoro

As 2ªs feiras já por si só , são tramadas, ainda não consegui descobrir lá muito bem a razão:- Será que é por vir a seguir a 1 dia de descanso ?
Já alguém em tempos me dizia "a seguir a um dia de descanso devia haver sempre um feriado", vamos lá entender a razão de tal frase...
Estou só no Gabinete, a malta já deu ao "slide" e antes de me pôr a andar (chove e o carro ainda está longe), resolvi dar aqui um saltito e fazer umas actualizações.
Podia mutio bem falar da folga do fim de semana, podia também falar das eleições, dos amigos, mas não, prefiro antes dar-Vos a conhecer o seguinte.
-Existe, em Pataias, onde resido e minha terra Natal uma Lagoa, direi mais , em tempos uma grande Lagoa, "ex libris" desta povoação "quase" à beira mar plantada. Como em todo o Portugal, a seca tem dizimado tudo e todos, não só o flagelo dos fogos nos tira o tão essencial "verde", mas também a pouco e pouco, a água vai rareando, a chuva não aparece, e aqui, nesta Lagoa a que me refiro, a calamidade aconteceu.
O que outrora foi, um local aprazível, de pic-nics, sestas e bem estar, hoje não é mais do que um extenso areal, onde enterrados, jazem milhares de Peixes , que outrora faziam a delícia do nosso olhar, quando por lá procurávamos um bem estar, que nos era oferecido por aquele imenso silêncio, interrompido aqui e ali pelo chilrear das aves que sobrevoam aquele lençol de água , salpicado aqui e ali, por nenúfares de grandes folhas.
-É triste, muito triste, saltar aos nossos olhos esta situação deplorável , que a Natureza fez o "favor" de nos "brindar" , mas não só e repararmos na impassividade dos homens da terra (onde me incluo), por nada poderem fazer, mas também por nada quererem fazer.
Resta-nos a consolação pelo aproveitamento do momento para se proceder á limpeza da mesma, e do repovoamento com as espécies adequadas.
Tenho Esperança (e porque esta é sempre a últíma a morrer) que o tempo seja breve, e possamos de novo orgulharmo-nos da Lagoa e de toda a zona que ela envolve.
___
GW

2 comentários:

  1. GW, estou perfeitamente de acordo com a Miúda... Um pic nic na beira dessa lagoa, caia mesmo bem... Se maomé não vai à montanha....:)))

    ResponderEliminar
  2. ola ! bom dia .....sou uma desconhcida tudo o k li axei mt lindo...vejo k tem mt bom gosto continua um bj

    ResponderEliminar