terça-feira, maio 17, 2011

288-pior a emenda que o soneto...



Estágios PEPAL para recém-licenciados:

Ao longo do ano de 2010, foram dadas a conhecer as ofertas disponíveis para as candidaturas ao abrigo do PEPAL (Programa de estágios profissionais na administração local) destinado a recém-licenciados.
Após conhecidas as obrigações e exigências para as referidas candidaturas, verificou-se existirem milhares de jovens em busca de um estágio que lhes permita abrir as portas a um emprego futuro, ou no mínimo melhorar o seu curriculum.
Na 1ª oportunidade, os jovens consultaram o Portal Autárquico para se inteirarem das candidaturas correctas aceites aos ditos estágios, consoante a sua área de formação.
No portal, ficava desde logo disponível a data em que seriam afixadas os resultados dos admitidos, pós selecção “rigorosa”, por quem de direito.
A 1ª data apresentada como estando disponíveis os resultados, dizia respeito a finais de Fevereiro/início de Março. Desde então já por cinco vezes a data foi alterada, e cada uma que surge como definitiva, chegado o dia é logo de imediato “caducada” por nova data apresentada.
Mais uma vez os resultados estavam previstos para o dia 17 Maio, mais uma vez o Portal Autárquico apresenta outra data, remetendo agora para o final do mês. E anda-se nisto à meses.
Tenho consciência que face a esta dificuldade, um jovem na situação de espera por um resultado, acaba por entrar em ansiedade e angústia, que a dita demora e adiamento provoca. Tenho consciência que em dezenas de milhares de jovens em busca de um estágio, em que muitas autarquias só disponibilizam uma vaga, ascendendo as candidaturas a essa oferta às centenas de inscrições, para cada lugar.
Por si só, a “sorte” de uma colocação é escassa, agora aliada a uma falta de respeito, com alterações sucessivas às datas de fixação de jovens “aceites”, pior ainda… haja paciência e respeito…

E tu filhota, tem paciência e continua a ir à luta… não está fácil eu sei.

1 comentário:

  1. É uma vergonha.. triste viver neste país.. estou quase a um ano à procurar uma oportunidade.. são poucas as ofertas… e reparo que este país quem se safa é quem têm “cunha”. Conheço várias situações e acreditem, é o que me revolta mais. Sinto que o melhor é abandonar este país, não acho que tenha futuro para pessoas que procuram primeira oportunidade tal como eu.. Tento manter a calma.. mas acho que vai acabar qualquer dia.. já não sei o que fazer.. recentemente apostei na minha formação para completar a minha formação base “eng. do ambiente” mas mesmo assim não sei…
    Muito desiludido, sinto-me inútil sem esperança, não está fácil mesmo :(

    ResponderEliminar