sexta-feira, dezembro 02, 2005

41 - O ser Amigo...

Bolas, talvez tenha dormido com os pés de fora esta noite e por isso ainda não tenha conseguido aquecê-los, talvez eu esteja a querer fugir a uma realidade pautada pelo facto de estar cada vez menos jovem , certo é que hoje está mesmo um gelo, embora a meteorologia indique uma estagnação dos valores da temperatura ou até uma ligeira subida dos valores mínimos, certo é que estou para aqui a tiritar como “varas verdes” … Ai esta idade…

Sempre a palavra AMIGO
Muito se escreve, muito se diz, muito se relata sobre o conceito desta palavra, no entanto penso (penso eu de que) que muitas vezes a palavra será conotada com tudo, menos com Amizade. Procura-se ser amigo porque se precisa de algo; procura-se ser amigo porque se quer subir profissionalmente, procura-se amigo para nos safarmos de uma multazita, procura-se amigo sem sequer nos entregarmos como devemos. Não estranhem o facto de assim escrever, certo é que até eu acredito já ter agido dessas formas, talvez até sem me aperceber, certo é que o conceito de amizade por vezes, sei que sem o desejarmos não é aplicado no verdadeiro sentido da palavra.
Qual o sentido de Amigo para Si? Não se é Amigo de alguém, porque pertence a outro extracto social, porque não veste tão bem, porque não sabe ler ou escrever como muitos, porque é pobre, porque é triste, porque anda roto… Porque será que as pessoas se aproximam mais de uns do que de outros?
Convido-Vos a pensar da forma que já alguém me fez pensar:
- Chega até Vós uma nota, que por ser um valor em dinheiro, é muito importante para quem a possui. A mesma se encontrava novinha em folha, cheirosa, aquele odor característico de dinheiro novo, acabadinho de sair do banco. Por necessidade acontece passarmos a referida nota a outrem, encontrando-se ela já vincada de andar no porta-moedas, mas isso não é impeditivo que seja aceite com o mesmo valor. Mais tarde e após andar de mão em mão, decerto começou a ficar enrugada, mas nem por isso a pessoa que a mantinha lhe deu menos valor e a que a recebeu de certeza a aceitou da mesma forma. Passado algum tempo, me lembrei do que seria feito da nota, do seu percurso e pensei. Pode a mesma já ter sido bem amarrotada, suja ou escrita, até mesmo perdida e achada, enrugada, talvez até rasgada podendo mesmo ter sido colada e recuperada, mas nunca o valor dela se perdeu. Será que se você encontrasse uma nota pisada, rota, já sumida, não a aceitaria com o mesmo valor, fazendo até de tudo para a recuperar? No entanto nem em tudo nós assim agimos e damos valor. Nos afastamos das coisas que realmente contam, e nos preocupamos em seguir um caminho que nos ppermita estar bem sem olhar a quem nos rodeia, a quem nos envolve, por muito perto que estejamos, parece sempre estarmos longe . Pode este trecho que relato ter um significado diferente em cada um de nós, mas certo é que na verdade recorreríamos a todos os meios para termos de volta a nota.
A Amizade não de roga, não se pede, não se exige… Ela se conquista, Amigo é ser isto e muito mais, é saber escutar, é partilhar, é olhar nos olhos, é ser sincero, é estar no momento. Amigo é aquele que nos consola quando nos sentimos derrotados e, nos transmite uma palavra se estamos em “baixo” , por outro lado o é também se estamos bem, e fáz assim, parte das nossas vitórias, é ele quem sofre com as nossas dores. É quem sorri para Si, para nós, sem existir um motivo justificado, é o sentir o que necessitamos e estar lá no momento exacto com a mão estendida, é quem nos sabe sentir e escutar só com o olhar e através dele sentir os nossos desejos, nossos medos, nossas alegrias e nossas preocupações… Amigo é isto e muito mais, Amigo é todo aquele que independentemente da interpretação nos diz, "eu estou aqui e sou seu Amigo". Tudo porque os Amigos também se amam, porque Amigo o é para sempre, mesmo que esse sempre acabe agora...

Fiquem bem e bom fim de semana
imagem retirada de:.....www.kidlink.org/portuguese

________________________
para Vocês com Amizade / GW

Sem comentários:

Enviar um comentário