sexta-feira, novembro 04, 2005

22 - Eles falam, falam...

Mais um fim de semana e como tanta vez me coloco uma questão: -Apetece-me dar uma passeata por aí fora, mas torna-se inevitável olhar para o impacto que essas coisas representam na nossa carteira, mas como sempre, aproveito para Vos deixar umas palavritas relativas ao tema com os desejos de um bom fim de semana e que a Vida Vos sorria…

Trago o porta-moedas tão magrinho…
Isto fáz-me lembrar as palavras ditas em célebre anúncio de tv de uma entidade bancária . Dá para pensar, claro que dá, e haverá até quem já não faça contas à vida, porque isso só nos pode trazer mau estar pela situação que atravessamos, senão vejamos. –Há anos atrás apesar dos vencimentos auferidos ainda conseguíamos dar umas voltitas, relembro que não há muito tempo, na minha viatura (classe média), cada Km percorrido tinha um custo em combustível de cerca de 0,06€uros, o que na nossa antiga moeda daria cerca de 12$00, actualmente nem quero pensar, se numa velocidade mediana me fica por cerca de 0,075 €uros, já num trajecto em auto-estrada , se pisar o acelerador numa média ainda aceitável, já chega por vezes a ultrapassar os 0,10 €uros. Mas, o que mais me chateia pelas condições que temos, é que, por exemplo em auto-estrada ainda tenho que desembolsar cerca de 0,065 €uros por Km em portagens , pois é, é isso mesmo, agora quando se trata de transportes de bens e serviços necessários para a nossa vida e que temos que pagar a outrem , claro que tudo aumenta, tudo está dependente dos transportes e dos custos inerentes. Ainda recordo que fazia um abastecimento total por 30 e pouco €uros e hoje é praticamente o dobro, e isto não era há muitos tempo.
O que ainda não vi ninguém referir lá muito bem, é o que arrecada o Estado com tudo isto, mas claro que todos sabemos, ou pelo menos já ouvimos falar, mas que havemos de fazer, quem anda em viaturas do Estado, quem tem ajudas de custo para tudo, associadas a altos ordenados nem sequer dá por isso. Pelo que sei, ultimamente todos os aumentos verificados sem excepção, foram em muito superiores aos aumentos dos vencimentos, e isto, nos casos em que realmente houve aumento de vencimentos… E naqueles em que não houve sequer qualquer aumento e a paga que tiveram foi serem colocados quase ao abandono, quer por empresas que fecharam , quer por redução de efectivos, quer simplesmente porque o patrão já arrecadou o necessário e começa a ter receio de não poder ficar com os impostos no bolso, quando os deveria entregar ao estado, optando então pela simplicidade verificada de não haver sanções para fechos descontrolados.
É demais sabido que as receitas dos impostos aplicadas aos combustíveis estão a crescer cada vez mais em relação ao ano passado, fala-se em cerca de + 3,6%, mas será que é só ? e todas as consequências desses aumentos ? e o Pão ; os transportes ? a electricidade e tudo em geral, quanto é que as coisas de uso diário já aumentaram este ano? E o peso de tudo isso no nosso bolso ? Meus Amigos, a factura é sempre paga pelos consumidores, e acima de tudo pelo consumidor final que somos nós, os quais nada podemos deduzir sobre esses pagamentos de impostos que nos caem em cima a toda a hora e todo o momento. Já não vou sequer falar no aumento do Iva. Vem tudo isto a propósito de estar a pensar dar uma voltita no fim de semana, e claro ir até Espanha só para meter gasolina mais barata não me apetece, mas que nos revolta ver a petrolífera nacional a vender combustíveis em Espanha mais baratos que no seu próprio País, quando a mesma chega a ir daqui para lá, com a agravante do custo do transporte, valha-me Deus, alguma coisa está mal.
Portanto meus caros, resta-me ficar mais vezes em casa, na iminência de me tornar sedentário, mas que posso fazer. Olhem, aproveito e dou umas passeatas a pé, também faz bem , restando-me a consolação de uma pequena descida anunciada para hoje, pelo menos na 95 que é a que eu utilizo .
Por hoje é tudo e até 2ª feira, se ficarem por casa , vejam o Sporting ou o Benfica ahahah, se forem viajar , votos de boa viagem, em qualquer dos casos um abração e desejo de óptimo fim de semana.
___________________
Beijokas & Abraços / GW

Sem comentários:

Enviar um comentário