quarta-feira, novembro 16, 2005

31 - Sonho ou pesadelo ?

Olhem que isto está bonito… Já há algum tempo que acordo resmungão, não é que transporte essa resmunguice cá para fora e a transmita aos outros, não é o caso, mas sinto-me resmungão comigo próprio, porque será? Há quem lhe chame síndrome do “PDI” , ai, ai, ai, que eu já começo a acreditar… Mas o certo é que embora não esteja muito preocupado, acaba no entanto por me deixar sizudo…

Sonho ou Pesadelo?
Nunca fui uma pessoa de sobressaltos ou pelo menos, daqueles que nos deixam preocupados ao ponto de procurarmos saber o porquê. Mas, digo-vos que ultimamente sinto-me mais que resmungão, não aquele resmungar de vir para o local de trabalho e transbordar de um mau humor, muito menos o ser para a família ou para os Amigos, mas aquela sensação de não ser suficientemente “bom” ou “compreendido”, e depois sentir essa tal resmunguice comigo, interiorizando algo que me deixa a bater menos bem ao longo do dia.
Tenho, ao longo do tempo em que isto me vem sucedendo, relacionado o facto de tal estar, com o surgir durante a noite de sonhos o mais esquisitos que já tive, e ainda por cima sonhos que viram pesadelo, do tipo: -Sonhar por exemplo que caímos desamparados por um poço que jamais tem fim, ou ainda sonhar que através de um poder superior, tal super-homem, viajo pelos confins do Universo. Acho tudo isto muito esquisito, ainda mais se tiver em consideração que nunca fui dado muito a estas coisas.
Assim, acontece que muitos desses sonhos tidos como “pesadelos”, acabam por causar uma angústia, decerto já vos aconteceu, mas no fundo podem ser esses sonhos, a razão de satisfações de desejos inconscientes. No entanto, perante tudo isto, o que ganhamos nós, se a realização do desejo dito inconsciente, acaba por ocorrer sem a participação da própria consciência? Muitas das vezes noto, ou pelo menos é a conclusão que retiro após análise, que me leve a uma explicação a este “fenómeno” não ser mais do que um desafogo que acontece durante o sono, de toda uma tensão acumulada em nós, e assim estes sonhos acabarem por funcionar para o inconsciente tal e qual como todo o resto do organismo funciona em nós em certas e determinadas condições. Já havia lido algures, opinião de especialista na matéria que “há um relacionamento sério entre as ideias simbólicas do dia-a-dia e o que acontece nos sonhos. Existem ideias recalcadas, disfarçadas, fantasiadas, que se realizam, embora sem a pessoa ter consciência disso, numa satisfação dos desejos reprimidos”.
Para este especialista uma das razões para os sonhos de angústia, ou pesadelos, é a produção de uma falha na elaboração do sonho. A prova disto, segundo ele, é o despertar de quem sonha e, aí acontecer a falha e o acordar num momento quando o sonho se começa a tornar doloroso, o que quase sempre acontece comigo…
Sempre disse que sou um Sonhador, mas a sonhar assim acabo quase por aceitar (muito a custo) a ideia que será mais o tal síndrome da “PDI” ahahah, cujo significado devem saber, mas que eu aqui não vou decifrar…
Fiquem bem,
_____________________
Beijokas & Abraços / GW

1 comentário:

  1. Como eu te entendo GW... não é da PDI a resmunguice... ela vem e fica interiorizada exactamente porque não somos compreendidos, porque não nos aceitam como somos e muito menos os nossos ideais e estares na vida... Como nós sentimos, porque até lidamos mais com a emoção que com a razão, ao fim de um certo tempo estamos vulneráceis à dita resmunguice interior... faz-nos questionar, faz-nos medir valores, conceitos, o que nos vai dando umas dorzitas de cabeça... Mas sabes... também já cheguei à conclusão que o melhor é ser como sou... e Tu Amigo... como sempre foste e continuas a ser...:-)))

    ResponderEliminar